GENETICA HUMANA
Por: Leh Rodrigues • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 415 Visualizações
Psicologia
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
Percepção, Sensação e Memória.
NOME: Ketty Aparecida Shiozaki
R.A: B20GHA-3
SEGUNDO SEMESTRE
DATA: 09/10/12
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DA MATÉRIA
PROCESSO PSICOLÓGICO BÁSICO
Índice
Objetivo.............................................................................................................................1
Metodologia.........................................................................................................................2
Introdução.........................................................................................................................3
Entrevistas.........................................................................................................................4
Conclusão...........................................................................................................................8
Objetivo
O objetivo do trabalho apresentado é observar o grau de percepção das pessoas e o modo como elas agem diante de uma figura ambígua, juntando nossas observações com a teoria aprendida em sala de aula, seremos capazes de entender com mais facilidade o funcionamento da mente humana.
1
Metodologia
Dividimos o grupo em duplas e cada dupla interagiu com no mínimo duas pessoas da cada faixa etária. Apresentamos a figura para crianças e até idosos que ficam em um asilo. Após a pesquisa de observação no campo prático, digitalizamos todo esse processo e juntamos o trabalho para que essa apresentação fosse possível.
2
Introdução
A seguir encontra-se o desenvolvimento do trabalho feito em grupo com relatos das entrevistas feitas a fim de se coletar diferentes modos de percepção em diferentes faixas etárias. Os relatos foram coletados em diversos locais como escolas, residências e até mesmo um asilo. Pôde-se notar que as diferenças percebidas na descrição da imagem, que dá-se principalmente pelas diferentes formas de vida que essas pessoas tem, sendo que algumas vezes os colaboradores até mesmo chegaram a se dispersar durante as entrevistas.
3
Entrevistas
Abaixo seguem as entrevistas iniciando-se pelo sexo masculino ao feminino desde a faixa etária mais baixa até a mais alta.
Colaborador 1: M.S Sexo Feminino, 5 anos
Identificou um moço tocando violão e um moço vendo ele tocar , apontou a imagem dizendo que se tratava de um avô e uma avó conseguiu visualizar uma portinha no ouvido do avô saindo uma garota.
Colaborador 2 : A.F Sexo Masculino, 5 anos
Identificou um (MARIATE) termo usado pelo entrevistado , dizendo que se tratava de um mexicano tocando violão , visualizou na velha um homem usando vestido segurando um vaso , apontando a imagem o tempo todo observou um brinco que se transformava em uma garrafa , ficou muito surpreso com a imagem me perguntado como poderia acontecer a transformação de uma imagem para outra.
Colaborador 3: C.R. Sexo Masculino Idade 13 anos - Cursando o ensino fundamental.
Identifico-me ao colaborador e conversamos as respeito do trabalho, que não a certo ou errado e que ele não esta fazendo uma avaliação apenas atividade de percepção.
Ele apenas vai me dizer o que esta vendo.
E se ele não identificar todas as imagens ao termino vou mostra-las.
O aluno segura a imagem com uma das mãos, dá risada e vê dois idosos. Dá um suspiro e coloca a imagem sobre a mesa.
Pergunta-me: isso aqui e uma mulher? Aponta com o dedo o menino.
O que mais você esta vendo?
Uma garrada, e dois cobertores.
Ele vê uma mulher mostra com o dedo.
Fala que tem dois caras tocando violão.
Nossa vai mudando bastante as coisas aqui.
Agora já não vejo, o que eu vi da primeira vez.
agora vejo dois homens um tocando violão e um pote.
Ele continua olhando a foto.
Vê um ponto branco e encontra uma coisa acima da orelha.
Continua olhando para a imagem e da risada, segura a imagem com uma das mãos e encontra uma coroa.
4
Pergunto o que mais?
Vejo uma taça.
Aponta com o dedo.
Continua segurando a imagem com uma das mãos, e depois segura com as duas e responde:
Não vejo mais nada.
Eu agradeço e mostro os pontos q ele não encontrou, ele gastou cerca de 6 min
Colaborador 4 : Sexo Masculino G.R.P – 16 anos – Estudante
Assim que a figura lhe foi apresentada pegou a figura da mesa e identificou os dois rostos dos senhores. Passou cerca de 30 segundos sem dizer nada e em seguida identificou o brinco da senhora que se parece com uma garrafa. Logo em seguida identificou o homem e a mulher que formam os rostos dos senhores quando se vê a figura ao todo. Passou um minuto rindo e dizendo que a figura é muito estranha. Logo depois identificou que entre os dois rostos se vê uma taça da cor amarela e em cima um lustre. Quando seu tempo acabou mostrei a ele alguns detalhes da figura que ele ainda não tinha visto.
Colaborador 5: G. F. 16 anos, Sexo Feminino, estudante.
Colaboradora vai direto retirando a imagem da mesa, observa por algum tempo e diz que vê um homem tocando violão e uma mulher que faz parte da orelha de um senhor, colaborada segura a folha diante dos olhos o tempo todo, localiza dois velhinhos e encontra bandeirinhas no canto superior da imagem.
Colaborador 6: C. F., 18 anos, Sexo Feminino, estudante.
Colaborador primeiramente observa a imagem que se encontra na mesa por alguns segundos, depois pega o papel com as mãos, observa e diz que vê na imagem um mexicano com um violão, depois gira a folha e diz mais ao fundo da imagem vê um túnel com uma mulher nua e careca. Gira folha novamente em diversos ângulos, diz que vê dois senhores e um vazo de barro, seguras a imagem na mão por mais algum tempo e diz que não vê mais nada, e coloca a imagem novamente na mesa.
...