Introdução aos Impactos Causados pela violencia
Por: Vi.correap • 28/3/2017 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
O meio social em que vivemos faz parte de nossa vida e contribui de maneira significativa para o desenvolvimento infantil. A família, a escola, a comunidade são grupos sociais aos quais somos inseridos desde a infância e que contribuem para o desenvolvimento humano.
Segundo Branco e Smolka, 2004, o desenvolvimento e a aprendizagem estão ligados à processos de mudanças e de transformações que ocorrem ao longo da vida do sujeito, incluindo experiências no mundo com base nas interações sociais e do conhecimento humano. Desta forma, o desenvolvimento está entrelaçado à praticas culturais e educativas.
Segundo Pino (2005), o desenvolvimento ocorre do social para o individual, em dois planos diferentes, porém relacionados. Suas etapas passam a ser compreendidas levando em conta os aspectos históricos-sociais e o lugar singular onde as pessoas se encontram. Nesta perspectiva, considera-se que, o sujeito ao nascer ainda não está “pronto” e que ele será aquilo em que se transformará a partir de suas interações sociais com o meio em que vive.
Ainda nesta linha de pensamento, Bandura, um teórico da aprendizagem social acredita que o comportamento não precisa ser reforçado para ser aprendido ou adquirido, ele diz que o homem aprende e adquire experiências observando as consequências dentro do seu ambiente, assim como as vivências das pessoas aos quais convive e que a maior parte da personalidade humana é formada através do processo de modelação.
Sabe-se que a herança cultural é de fundamental importância para o homem, variando de níveis básicos de sobrevivência à níveis socioculturais. Dessa forma aprendemos, por exemplo, que não devemos colocar as mãos no fogo ou que devemos nos vestir para sair de casa, essa aprendizagem é feita por modelação.
Um ponto importante a ressaltar é que os comportamentos novos que aprendemos sempre surgem a partir de algum outro já presente no nosso repertório comportamental. Para entendermos a importância da modelagem em nossas vidas tome como exemplo um bebê. Toda criança quando nasce emite sons naturalmente: choros e resmungos a fim de manter a mãe por perto – como já discutido anteriormente em Reflexo Intato. Contudo em um dado momento a criança começa a perceber que resmungos específicos atraem mais a atenção da mãe que outros, dessa forma o resmungo é reforçado para a criança em forma de carinhos e gracejos por parte da mãe. A criança passa a emitir respostas cada vez mais próximas às que a mãe deseja, esta por sua vez não cessa o reforço até que o resmungo se torna “mamãe” e, por modelagem, a criança aprendeu sua primeira palavra.
...