TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menor Grau de Dificuldade ou de Complexidade

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Menor Grau de Dificuldade ou de Complexidade

O trabalho feminino é organizado para ser o mais simplificado possível e isso se manifesta de várias maneiras:

- As tarefas femininas comportam um número menor de operações porque são fragmentadas, se limitam a trabalhos de execução, jamais sendo confiadas às mulheres as operações anexas de preparação do trabalho (como por exemplo: montagem e regulagem dos instrumentos nos trabalhos a máquina.) O enorme poder que é dessa forma conferido aos homens: a produção das mulheres remunerada por rendimento, depende das tarefas de manutenção e regulação de máquinas efetuadas por um homem.

- Confia-se raramente às mulheres os trabalhos que apresentam certa variedade ou que se exigem uma compreensão mecânica (trabalhos de restauração, certos trabalhos de montagem de controle).

- As tarefas confiadas às mulheres são as que exigem menos conhecimentos.

- Geralmente, não se confia às mulheres as máquinas complexas. Num mesmo nível profissional, as máquinas utilizadas pela mão de obra feminina são as mais simples.

Trata-se de uma consequência, mas que tem existência própria, uma vez que, em alguns casos em que os trabalhos masculinos e femininos era idênticos, as séries mais longas estavam confiadas às mulheres.

Máquinas caras são confiadas aos homens, Igualmente, é deles a responsabilidade pela matéria prima dispendiosa (por exemplo, cargo de responsável pelo almoxarifado). As mulheres têm poucas responsabilidades em comparação com seus colegas homens. A mulher nunca tem responsabilidade num grupo misto, enquanto é muito comum um homem dirigir um grupo composto unicamente de mulheres.

As mulheres são sistematicamente afastadas dos sistemas de promoção, principalmente se a mão de obra é fortemente feminina. Há discriminação contra as mulheres nas empresas que empregam principalmente homens, sob a forma de escalas de promoção mais curtas e de exclusão dos cargos de gerência. A pesquisa de 1978 mostrava que a remuneração dependia do ritmo de trabalho para quase uma operária em quatro e de um oprário em seis.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com