Modernidade Reflexiva E Sociedade De Riscos
Ensaios: Modernidade Reflexiva E Sociedade De Riscos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/9/2014 • 266 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SOCIOLOGIA
PROF. DOTTO
01 JUL. 2014
BARBARA STEFFANY SABINO DA CRUZ
RESENHA: Modernidade Reflexiva e Sociedade de Riscos
Martins Ronei Ximenes Caracterização da sociedade moderna: Fontes do dinamismo da modernidade
Aspectos Fundamentais
Giddens questiona á pos-modernidade, que para ele oferece as pessoas oportunidades de uma existência segura e causar certa satisfação, porém junto vêm os problemas que são capazes de colocar em risco toda a sociedade como, por exemplo, as armas nucleares e a grande destruição do meio ambiente, onde o estado não é capaz de oferecer segurança adequada. Beck caracteriza esta sociedade como uma sociedade de risco.
No desenvolvimento do mecanismo se baseia o dinamismo e a modernidades. Giddens propõe mecanismos de desencaixes que são, fichas simbólicas como o dinheiro e sistemas peritos como médicos e advogados. Mecanismos esses que segundo Simmel dependem de confiança.
A sociedade atual moderna faz parte de uma nova geração, a virtual. Que é constituída da modernidade, que esta incorporada nos sistemas peritos. O que não é necessariamente um fator de exclusão social, dês de que as políticas públicas direcionem sua utilização ao atendimento que a sociedade demanda.
Critica
O artigo impõe que a modernidade trouxe muitas mudanças para a sociedade, tanto boas como ruins. Como o usa da internet que tomou uma grande massa, no cantado entre pessoas, nas trocas comerciais, que esta cada vez mais sendo utilizadas pelos individuas na tecnologia, na comunicação e informação.
...