TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aumento dos Casos na Pandemia

Por:   •  24/9/2020  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Evento Profº. Leandro

Arthur de Araujo Cupertino

No evento foram debatidos alguns temas tais como, A violência doméstica, Deliquência Juvenil e Suicídio.

No debate sobre a violência doméstiva vimos que principalmente acontece contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, sendo que os agressores são os próprios familiares das vítimas. Nesse ponto um dos grandes fatores que favorecem a violência física, como os espancamentos, é a personalidade desestruturada para um convívio familiar do agressor, que não sabe lidar com pequenas frustrações que essas relações causam no decorrer do cotidiano. Na maioria das vezes o perfil do agressor é caracterizado por autoritarismo, falta de paciência, irritabilidade, grosserias e xingamentos constantes, ou acompanhados de alcoolismo e uso de outras drogas. Onde a violência aparece também de forma psíquica, onde se destrói a moral e a auto-estima do sujeito, sem marcas visíveis ao corpo da vítima que normalmente são adolescentes e mulheres. As marcas nesse caso são internas, psicológicas, através de humilhações, xingamentos, podendo chegar a injúrias e ameaças contra a vida. Ao final vimos que o importante é que, ao se tomar conhecimento dessas formas de violência, sejam feitas denúncias aos órgãos especializados, a fim de ajudar as vítimas, tentar tirá-las desse convívio de tanto sofrimento e mostrar ao agressor que ele não é tão poderoso quanto imagina, mas sim covarde por só ter coragem de manifestar sua agressividade dentro de casa, contra pessoas indefesas e sem exposição pública.

No debate sobre a deliquˆncia juvenil podemos compreender que as causas que originam actos de delinquência juvenil, analisando o fenômeno a luz das interpretações sociológicas e psicológicas, bem como, a separação do bandido do bom cidadão, assim como o relacionamento com os familiares. Vimos que a delinquência juvenil refere-se aos atos criminosos cometidos por adolescentes, onde tambem os fatores de risco para

a inserção desses jovens na criminalidade constatado na pesquisa é a desafastamento escolar, percebe-se que as causas que originam os actos de delinquência juvenilsão motivadas pelo consumo de álcool, divórcio dos pais, falta de controlo dos adultos, e a falta de acompanhamento psicológico e o consumo de droga.

Na parte que foi debatida sobre o suicídio, podemos ver que pode ser causado por vários fatores, dentre eles um excessivo grau de sofrimento. É definido como a atitude individual de exterminar a própria vida. O sofrimento que o indivíduo apresenta pode ser verdadeiro ou proveniente de algum transtorno afetivo, como em quadros de psicose aguda ou depressão delirante, onde vimos que o suicídio possui definições que se alternam, se complementam, se contradizem, pois o destino do suicídio é ambíguo, uma vez que diante deste o indivíduo quer acabar com a dor, a angústia, o sofrimento que vivencia, e não com a vida em si, tambem foi citado que, além da depressão, as causas mais comuns do suicídio são o desgosto pela vida, os insucessos amorosos e familiares, sempre é necessário que as pessoas que estão em volta percebam, pois na maioria das vezes as pessoas que suicidam, anunciam antes.

E no final

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com