O Caso Sol - Análise clínica
Por: Kelem Dias • 10/9/2020 • Trabalho acadêmico • 3.992 Palavras (16 Páginas) • 207 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS UNILAVRAS
Ana Luíza
Dagma Kelem Dias
Estudo dirigido - Desenvolvimento, educação e educação escolar: a teoria sócio-cultural do desenvolvimento e da aprendizagem. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús & Cols. Desenvolvimento Psicológico e educação: Psicologia da Educação escolar: v. II. Tradução de Fátima Murad. 2. ed.Porto alegre: Artmed, 2004.
- Nas primeiras décadas do século XX, a Psicologia era uma disciplina científica reconhecida.
Entretanto, nenhum dos sistemas teóricos construídos antes de 1925 tinha considerado a educação como um processo decisivo na gênese das capacidades psicológicas que nos caracterizam como seres humanos. Explique essa afirmação.
Essa afirmação é verídica devido ao fato dessa época o estudo se desenvolver à concepção empirista da mente, que enfatizava a origem das ideias a partir de sensações produzidas por estimulação ambiental. Também, os filósofos estavam designados ao estudo da alma. Contudo, não se pensava que os processos de educação, da cultura, do ambiente social e econômico e as questões biológicas e fisiológicas do sujeito tinham vínculo e influência no desenvolvimento do indivíduo.
2) Quais foram as concepções psicológicas de Vygotsky sobre:
-Educação: A educação é um processo central de humanização.
-Escola: A escola seria o principal “laboratório” para estudar a dimensão cultural, especificamente humana, do desenvolvimento.
-Consciência: O conceito de consciência está associado a tentativa de construção de uma “nova psicologia”, para superar a chamada crise na psicologia do início do século.
-Objetivo prático da Psicologia: O objetivo prático da Psicologia é a melhoria da sociedade por meio do aperfeiçoamento da educação.
- Comente o método genético experimental.
O método genético experimental teve como objetivo a necessidade de encontrar um método e uma unidade de análise que emergissem todos os temas de pesquisa que foram tratados sucessivamente por Vygotsky, como a atividade instrumental e a interação para o estudo científico da psicologia, a origem sócio-histórica das funções psicológicas superiores, a importância dos instrumentos de mediação na gênese e na variabilidade cultural da consciências nas relações entre aprendizagem e desempenho, a organização semiótica do pensamento, etc. Ou seja, o intuito do método genético experimental foi o de dar ao experimentador as condições de saber o curso real do desenvolvimento de uma determinada função, não dando importância ao nível de desempenho, mas sim aos métodos usados pela criança. Conquanto, os resultados experimentais podem ser tanto quantitativos, quanto qualitativos; havendo a ruptura das barreiras entre estudo de “campo” e em “laboratório”; e principalmente, um método de estudo que procura traçar a história do desenvolvimento das funções psicológicas, alinhando-as ao ambiente social, cultural e econômico de crescimento do sujeito.
4) Para melhor compreensão dos processos de desenvolvimento psicológicos, a teoria de Vygotsky traz uma noção específica da natureza do desenvolvimento que se divide em três fatores. Explique-os.
Em primeira análise, o desenvolvimento é definido como um processo no qual se dão saltos “revolucionários”, estando em jogo princípios biológicos ou fisiológicos, também, relativos a fatores sociais. Sendo assim, a mudança é vista de forma qualitativa, resultando uma reorganização por um conjunto diferentes de princípios. Em segundo, as reorganizações estão relacionadas com o surgimento de novas formas de mediação, no entanto não substituindo as anteriores, mas reformulando-as para que se integrem. Por último, são diferentes tipos de desenvolvimento ou domínios genéticos, definidos na próxima questão.
5) De onde se originam os processos psicológicos.
Os processos psicológicos se originam da Filogênese, com bases biológicas; a Ontogênese, com natureza biológica, mas interferência da cultura; Sociogênese, história cultural, como os artificialismos criado pelo homem; e a Microgênese, sendo nossa particularidade, o que nos diferencia do outro.
6) Como chama e como se define o processo envolvido na transformação das atividades ou dos fenômenos sociais em fenômenos psicológicos.
O processo envolvido na transformação das atividades ou dos fenômenos sociais em fenômenos psicológicos é o de Interiorização. Sendo assim, a interiorização é a apropriação individualizada, internalizando àquilo que possui significado com meu filtro, o meu “eu”. Logo, o indivíduo escolhe o que internaliza selecionando as ocorrências, pois a interiorização se dá a partir da cultura, pois esta media nossos valores e interação com o meio. Por isso, a interiorização se entende do interpessoal para o intrapessoal, ou seja, um processo de conversão de uma operação realizada no plano externo ou social em uma que se realiza no plano interno ou psicológico.
7) O que se entende por apropriação?
O conceito de apropriação acentua o fato de uma reconstrução e uma transformação dos conhecimentos e dos instrumentos feitos pelos sujeitos das ferramentas psicológicas em seu desenvolvimento histórico, ou seja, são reproduzidos no indivíduo as aptidões e funções humanas historicamente formadas. Melhor dizendo, os conhecimentos e instrumentos que foram adquiridos serão utilizados em outras situações com uma certa contextualização, o que pode acarretar usos diferentes do que aquele contexto em que se aprendeu seu uso. Logo, a apropriação é sempre um processo mediado pelas relações entre os seres humanos
...