TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Componente Curricular: Psicopatologia da Infância e do Adolescente

Por:   •  23/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

CAMPUS DE VIDEIRA

Curso de Psicologia

Componente Curricular: Psicopatologia da Infância e do Adolescente

Professora: Kátia Toazza

Acadêmica:   Claudia Cortezia, Cleide Roseni Cassel Naderer, Isis Pelegrinello, Karine de Oliveira, Nathali Cossul

TRANSTORNOS DISRUPTIVOS, DO CONTROLE DE IMPULSOS E DA CONDUTA (DSM-V)

  1. DEFINIÇÃO DA PSICOPATOLOGIA

Os transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta incluem condições que envolvem problemas de autocontrole de emoções e de comportamentos. Enquanto outros transtornos do DSM-5 também podem envolver problemas na regulação emocional e/ou comportamental, os transtornos que serão abordados, são exclusivos no sentido de que esses problemas se manifestam em comportamentos que violam os direitos dos outros e/ou colocam o indivíduo em conflito significativo com normas sociais ou figuras de autoridade.                                                                                 As causas subjacentes dos problemas de autocontrole das emoções e do comportamento podem variar amplamente entre os transtornos apresentados e entre indivíduos pertencentes a determinada categoria diagnóstica.  Abordaremos o transtorno de oposição desafiante, o transtorno explosivo intermitente, o transtorno da conduta, o transtorno da personalidade antissocial, a piromania, a cleptomania. Muitos dos sintomas que definem os transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta são comportamentos que ocorrem, em alguma medida, em indivíduos com desenvolvimento típico.

  1. CAUSAS
  2. CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
  3. DESENVOLVIMENTO E CURSO
  1. Desenvolvimento e Curso do Transtorno de Oposição Desafiante:

        Os primeiros sintomas geralmente surgem durante os anos de pré-escola ou após o início da adolescência, podendo preceder o desenvolvimento do transtorno da conduta, quando há presença de sintomas questionadores e vingativos. O transtorno de oposição desafiante também confere risco para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade e transtorno depressivo maior, tendo maior risco quando apresenta humor raivoso/ irritável. As manifestações do transtorno parecem ser consistentes ao longo do desenvolvimento. Na idade adulta, crianças e adolescentes com o transtorno podem apresentar uma série de problemas de adaptação, incluindo comportamento antissocial,problemas de controle de impulsos, abuso de substâncias, ansiedade e depressão. A frequência de muitos dos comportamentos associados ao transtorno de oposição desafiante aumenta no período pré-escolar e na adolescência, devendo ser avaliados sua frequência e a intensidade, uma vez que existem níveis considerados normais para esta fase.

4.2 Desenvolvimento e Curso do Transtorno Explosivo Intermitente:

        O início de comportamentos agressivos impulsivos problemáticos recorrentes é mais comum na fase final da infância ou na adolescência. Geralmente, o curso do transtorno é episódico, com períodos recorrentes de explosões de agressividade impulsivas, seguindo um curso crônico e persistente ao longo de muitos anos.

4.3 Desenvolvimento e Curso do Transtorno da Conduta:

        O inicio pode ocorrer no começo dos anos pré-escolares, e os primeiros sintomas significativos costumam aparecer durante o período que vai desde a fase intermediária da infância até a fase intermediária da adolescência. O curso do transtorno é variável e na grande maioria das pessoas, há remissão na vida adulta. Quanto mais precocemente o surgimento, maior risco de comportamento criminal, transtorno da conduta e transtornos relacionados ao uso de substâncias na vida adulta. Também estão em risco de apresentar transtornos do humor, ansiedade e estresse pós-traumático.

        Os sintomas variam de acordo com a idade, à medida que o indivíduo desenvolve força física, capacidades cognitivas e maturidade sexual, sendo que os primeiros comportamentos tendem a ser menos graves e posteriormente mais graves. Entretanto, há diferenças acentuadas entre os indivíduos, com alguns se envolvendo em comportamentos mais danosos em idades mais precoces. No momento em que as pessoas com o transtorno da conduta atingem a vida adulta, os sintomas de violência poderão surgir no local de trabalho e em casa, de forma que a presença de um transtorno da personalidade antissocial pode ser considerada.

4.4 Desenvolvimento e Curso da Piromania:

         Não existem dados suficientes para determinar uma idade de início típica para a piromania nem documentação sobre a relação entre provocação de incêndios na infância e piromania na idade adulta. Em indivíduos com piromania, os incidentes são em geral episódicos, podendo aumentar ou diminuir, sendo rara na infância. A provocação de incêndios entre jovens pode estar associada ao transtorno da conduta, ao transtorno de déficit de atenção/hiperatividade ou a um transtorno de adaptação.

4.5 Desenvolvimento e Curso da Cleptomania:

        A idade de início é variável, porém, com frequência, o transtorno inicia na adolescência. Existem poucas informações sistemáticas sobre o curso da cleptomania, embora três cursos típicos tenham sido descritos: esporádico com breves episódios e longos períodos de remissão; episódico com períodos prolongados de furto e períodos de remissão; e crônico com algum grau de flutuação.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Transtorno de oposição desafiante 

O transtorno de conduta, onde o indivíduo possui dificuldade em aceitar ordens de autoridades, e não consegue controlar suas emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com