O HEIDEGGER
Por: masoarres • 25/3/2019 • Trabalho acadêmico • 377 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
HEIDEGGER
Martin Heidegger nasceu em Messkirch, Alemanha no dia 26 de setembro de 1889. Seu pai, era umm fazedor de barris e um sacristão católico. Sua mãe era decoradora da igreja de São Martinho.
Teve o interesse pela filosofia despertado ainda durante seu tempo na escola, através da leitura do filosofo católico, Franz Bretano. Após terminar os estudos, Heidegger entrou para a ordem dos jesuítas, onde estudou a escolástica e a teologia tomista, na universidade de Friburgo. Heidegger conclui sua formação universitária em sua cidade natal, em Messkirch. Em 1903, Heidegger teve a oportunidade de fazer seus estudos secundários em Constança, e em 1906, estudou em Freiburg onde cursou teologia e se tornou um ótimo aluno de francês, latim e grego.
Teve influencia de grandes filósofos do século 19 e do inicio do século 20, principalmente por Kierkegaard, por Nietzsche e pelo criador do método fenomenológico, Edmond Husserl.
Durante seu tempo em Friburgo, Heidegger estudou com o filosofo Heinrich Rickert, culturalista neokantiano, e com Hurssel. Em 1914, alista-se, mas é dispensado por razões de saúde.
Em 1916 habilitou-se para o magistério com um estudo filosófico franciscano do escocês falecido na Alemanha, John Duns Scotus. Na Universidade de Freiburg, com uma aula sobre o Conceito de tempo nas Ciências Históricas. Em todos esses trabalhos, transparece a influência da fenomenologia de Husserl.
Em 1923, Heidegger começa a liderar o movimento fenomenológico, seguindo os passos do seu antigo tutor, Hurssel. No entanto ligando à religião. Em 1927, ele surpreende o mundo filosófico lançando ‘’O ser e o tempo’’, uma obra que ficou extremamente famosa e que melhor representou a filosofia existencialista. O livro foi dedicado à Hurssel.
Em 1928, Heidegger assumiu a cadeira de Husserl na Universidade de Friburgo e redigiu obras de cunho filosófico.
Quando Hitler, se tornou chanceler, Heidegger foi nomeado reitor da Universidade de Friburgo, apoiando o nacional-socialismo. E então, em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, Heidegger fica proibido de lecionar por ter apoiado o nazismo.
Heidegger segue com o pensamento fenomenológico, herdado por seu tutor, e escreve obras importantes como: ‘’Da experiência de pensar’’ e ‘’Fenomenologia e teologia’’, assim influenciando grandes existencialistas como, Jean-Paul Sartre, na França.
No dia 26 de maio de 1976, Martin Heidegger falece em Friburgo, Alemanha, deixando um legado filosófico extremamente rico.
...