O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA NA SAÚDE
Por: mari.amonteiro • 11/5/2022 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
HISTÓRICO DA PSICOLOGIA NA SAÚDE
As origens do campo da Psicologia da Saúde remontam a alguns dos fatos de efeitos adversos em todo o mundo, como o conceito de saúde adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que desde 1948 considera saúde como o completo bem-estar físico, psíquico e social, ocorrendo conjuntamente, e não apenas ausência de doenças ou enfermidade. Com este novo conceito, um ser saudável passa a significar algo mais complexo e subjetivo, pois cada sujeito
busca e compreende sua saúde a partir da experiência, história de vida, contexto social e econômico.
A psicologia da saúde promove a ideia de que saúde e doença são o resultado de inter-relações entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. O sujeito é percebido de forma mais completa, levando em consideração todos os aspectos inerentes à sua vida. Ao contrário de outras vertentes da psicologia, ela enfatiza seu papel na prevenção, representa uma alternativa à biomedicina, contraria o modelo médico tradicional em que o paciente não teria papel ativo.
No Brasil existe um grande número de psicólogos com diferentes orientações teóricas que desenvolvem trabalhos na área médica. A atuação do psicólogo brasileiro nessa área iniciou-se na década de 1950, com forte crescimento na década de 1970, no campo acadêmico de graduação e pós-graduação, publicando artigos em jornais, reuniões científicas regionais e nacionais e realizando atividades práticas.
Durante a década de 1980, a psicologia da saúde viveu um momento de grande produtividade, tanto no Brasil quanto em outros países americanos. Em nosso país, em 1983 ocorreu o primeiro encontro de psicólogos hospitalares. Na mesma década, instituições públicas municipais, estaduais e federais buscavam cada vez mais profissionais com formação especializada em psicologia da saúde e suas subáreas, para formar sua equipe, seus serviços em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, centros de saúde e programas de referência. , prevenção e educação em saúde. Durante a década de 1990, houve um crescente reconhecimento da importância do psicólogo da saúde nos grupos interdisciplinares.
...