O Pareamento CID e DSM
Por: Gabriela Soares • 8/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.712 Palavras (15 Páginas) • 202 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
GABRIELA SOARES SILVA
JOANA ALICE BORBA DE MACEDO
LUÍS ANTÔNIO DA SILVA BEZERRA
MICHELLE BERQUÓ
ROYTHER SILVA DE OLIVEIRA
THAYNA FERNANDES DUARTE
VITÓRIA DIAS MOREIRA
YASMIN LOPES DE SOUZA
O MÍNIMO PARA VIVER
Transtorno alimentar – Anorexia nervosa
SÃO PAULO
2019
GABRIELA SOARES SILVA – RGM 1744541-8
JOANA ALICE BORBA DE MACEDO – RGM 1768056-5
LUÍS ANTÔNIO DA SILVA BEZERRA – RGM 1963676-8
MICHELLE BERQUÓ – RGM 1739998-0
ROYTHER SILVA DE OLIVEIRA – RGM 1747009-9
THAYNA FERNANDES DUARTE – RGM 1821355-3
VITÓRIA DIAS MOREIRA – RGM 1778857-9
YASMIN LOPES DE SOUZA – RGM 1839270-9
O MÍNIMO PARA VIVER
Transtorno alimentar – Anorexia nervosa
Relatório de Psicopatologia Infanto-Juvenil, apresentado como exigência do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul.
Professora: Maria Aparecida Conti
SÃO PAULO
2019
RESUMO
O presente relatório, trata sobre o filme “O Mínimo para Viver” e o transtorno alimentar chamado anorexia nervosa, realizando um pareamento entre o filme e os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10) para diagnosticação do transtorno. O que pretendemos enfatizar neste relatório, são os sintomas evidenciados no decorrer do filme, pela protagonista Ellen. Neste sentido, busca-se trazer informações e esclarecimentos sobre os sintomas apresentados e o transtorno alimentar que ela possui, tendo em mente que a anorexia é um padrão de comportamento alimentar que envolve um rígido e patológico controle do peso, devido à um distúrbio de percepção da autoimagem.
Palavras-chave: Transtorno Alimentar. Anorexia Nervosa. Critérios Diagnósticos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 Resumo do filme 5
2.1 O Mínimo para Viver (To the Bone) 5
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
3.1 Articulação com DSM-5 e CID-10 8
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como tema, a anorexia nervosa, através da análise do filme “O Mínimo para Viver”, tendo como objetivo, fazer o pareamento dos sintomas da personagem principal do filme, com o DMS-5-TR (APA, 2013), com o CID-10, e de como vive um adolescente que apresenta esse transtorno. A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar, onde o indivíduo se “enxerga” acima do peso, mesmo em estado de magreza excessiva, o indivíduo não consegue se livrar de pensamentos sobre seu corpo e se preocupa de forma exagerada com sua aparência, onde começa a reduzir a ingestão de alimentos.
O filme conta a história de personagens que sofrem transtornos alimentares, dentre eles, a personagem principal Ellen, que sofre de anorexia nervosa. A adolescente é levada para uma instituição especializada em transtornos alimentares, onde são utilizados métodos não tradicionais.
Durante as cenas retratadas no filme, é possível observar aspectos do tratamento, de uma família com atritos, da vida pessoal e social de uma adolescente que sofre de anorexia. A única exigência proposta para que Ellen possa ficar na instituição, é que ao menos tente se alimentar de forma saudável e adequada e consequentemente, ganhe peso.
O intuito do filme é demonstrar a importância do apoio do familiar e perigo da doença, assim como, trazer a reflexão como podemos lidar com esse contexto. Para um melhor desenvolvimento do tema, foi utilizado como objeto de estudo, juntamente com o filme, o Manual de Diagnóstico e Estatística, em sua quinta versão (DSM-5-TR), e o da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
Para o DSM-5-TR e o CID 10, a anorexia nervosa detém de alguns critérios diagnósticos: a restrição da ingestão de calorias, o medo excessivo de engordar, os pensamentos excessivos sobre o corpo, que se expressam de maneira desproporcional, e distúrbio da autopercepção. O CID-10, cita também que, os fatores biológicos podem contribuir para o surgimento do transtorno, assim como, mecanismos psicológicos e a vulnerabilidade da personalidade.
Resumo do filme
O Mínimo para Viver (To the Bone)
A obra cinematográfica, chamada em português de “O Mínimo para Viver” (nome original “To the Bone”), fala sobre transtornos alimentares, em especial, a anorexia. É um filme do ano de 2017, da autora Marti Noxon, produzido pela Netflix. A personagem principal, Ellen, é interpretada pela atriz Lilly Collins, que apesar de já ser magra, perdeu mais peso para a atuação, como fica evidente durante o filme, quando comparando-a com suas outras atuações.
O filme inicia-se com um letreiro dizendo que a história foi baseada em pessoas reais, que sofrem de transtornos alimentares e que profissionais foram consultados, a fim de que o filme fosse o mais realista possível.
...