TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno de Personalidade Borderline

Por:   •  16/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

REVISÃO DA LITERATURA: A perturbação borderline da personalidade caracteriza-se por uma instabilidade nas relações interpessoais e uma dificuldade no controle dos impulsos. Os pacientes têm um medo intenso do abandono, e uma tendência para praticar atividades auto lesivas, como o abuso de substâncias, e automutilação e o suicido. Segundo o DSM-5, o funcionamento da personalidade caracteriza-se sobretudo por uma autoimagem instável, sentimento de vazio, uma tendência para percepções seletivas das características negativas dos outros e relações interpessoais intensas, instáveis e conflituosas. Nesta perturbação, esta nova versão do DSM considera ainda como traços patológicos, a labilidade emocional, a ansiedade, a insegurança na separação e a depressividade. Apesar de se verificar uma comorbilidade psiquiátrica e significativa e um recurso frequente aos serviços de saúde, os sintomas tendem a melhorar com a idade, estando descritas remissões. Na sua etiologia estão envolvidos fatores biológicos.

JUSTIFICATIVA: A importância de um diagnóstico preciso e precoce para o tratamento imediato para melhor qualidade de vida.

PROBLEMÁTICA: Por que existe dificuldade para se obter um diagnóstico preciso?

OBJETIVO: Apontar a seriedade do transtorno, conscientização e os tratamentos mais indicados.

HIPÓTESE: É confundido facilmente com outros distúrbios psiquiátricos, pois há sintomas em comum com outros tipos de transtorno, como Transtorno de estresse pós-traumático, Bipolaridade, Depressão. Normalmente pessoas borderline possuem várias comorbidades, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.

METODOLOGIA: Pesquisa Bibliográfica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: As principais intervenções terapêuticas preconizadas para PBT são intervenções psicológicas. A Farmacoterapia deve utilizar-se apenas como coadjuvante, e dirigida a sintomas específicos. Quanto ás terapias psicológicas, vários modelos têm servido de base para a terapêutica da PBP, entre os quais o modelo psicodinâmico, o cognitivo-comportamental e o Humanista. Algumas das terapias aplicadas á PBP são variantes de modelos psicoterapêuticos principais, já existentes. Tal é o caso da terapia dialético-comportamental, que tem por base o modelo cognitivo-comportamental, recebendo algumas influências do modelo humanista, mais concretamente da abordagem centrada na pessoa.

PARTE PRÁTICA: Iremos explanar sobre o tema oralmente e logo após passaremos um vídeo para abranger mais o conhecimento dos demais acadêmicos presentes.

REFERENCIAL TEORICO:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5ed. Porto alegre: Artmed, 2014.

A PERTURBAÇÃO BORDERLINE DA PERSONALIDADE. PSIQUE - ISSN 1647-2284 - N.° 11- Janeiro-Dezembro 2015 - pp. 65-89

Othmer, E.; Othmer, S. O. A entrevista clínica utilizando o DSM-IV-TR volume 1: Fundamentos. Porto alegre: Artmed, 2003

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com