OS GRANDES DILEMAS DO ADOLESCENTE CONTEMPORANEO
Por: bmello • 28/11/2016 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 1.722 Visualizações
FACULDADE ANGLO-AMERICANO
ACADEMICA: BRENDA MELLO
OS GRANDES DILEMAS DO ADOLESCENTE CONTEMPORANEO
Esta é uma época onde a sociedade funciona como uma caixa de ressonância para a crise de identidade adolescente, amplificando seus elementos conflitivos e bloqueando os mecanismos elaborativos que permitem sua resolução.
"Viva e usufrua o dia de hoje porque amanhã você poderá ser a derradeira vítima da violência urbana ou de uma hecatombe nuclear" - esta é uma mensagem subliminar que bombardeia a mente dos jovens do mundo todo. Como propor-se um projeto de vida em meio à escalada suicida dos arsenais nucleares ou da ameaça ecocida pela ação predatória do homem "civilizado"? O espectro do "dia seguinte" paira sobre toda uma geração de jovens, em qualquer parte do planeta.
Muitos jovens não têm direito a sua adolescência, por conta das responsabilidades sociais em ter que lutar para sobreviver, ajudando seus pais e irmãos na tarefa de promover meios para subsistência do grupo familiar.
Ao considerarmos o dilema vocacional dos adolescentes no Brasil, iremos nos defrontar com a defasagem entre as aspirações profissionais desses jovens e a realidade do mercado de trabalho que lhes é oferecido. Muitas vezes são depositadas expectativas, sonhos e fantasias na escolha vocacional, existe uma pressão para este jovem atingir o nível universitário, porem isso muitas vezes acaba acarretando em jovens despreparados. Sem contar da fila dos desempregados, e dos subempregos, onde a remuneração é tão baixa que não permitem condições mínimas de subsistencia. Em suma, o dilema vocacional dos jovens contemporâneos é realizar-se profissionalmente numa sociedade que reduziu o trabalho a mero sucedâneo do Poder Econômico.
Ainda as informações sobre a sexualidade são precárias, para os rapazes, da advertência contra os perigos das doenças venéreas e, para as moças, dos cuidados higiênicos que cercam os períodos menstruais. Os anticoncepcionais ainda é considerado um tabu entre os pais. O dilema sexual dos jovens de hoje assenta-se indubitavelmente na crise de valores da família contemporânea e na falência da instituição do casamento como instrumento para assegurar a estabilidade das relações afetivas e a função procriadora da espécie. Resume-se este dilema, portanto, em dar seqüência à revolução dos costumes sexuais desencadeada pela geração precedente, agora temerosa de ter sido a responsável pela abolição dos valores morais que lhe foram transmitidos e até mesmo pela extinção da família em seus moldes tradicionais.
Ainda existe o dilema tóxico, As finalidades do uso de drogas são diversas, indo desde a satisfação de curiosidade ingênua à busca intensa de prazer. A curiosidade e a ilusão de que as drogas os libertam e os deixam mais potentes ante suas inseguranças e angústias podem contribuir para que nessa definição de rumos, o jovem escolha um caminho obscuro e às vezes sem volta para alguns - sem deixar de fora o lugar dos pais e da sociedade na manutenção do problema. Por tudo isso, o adolescente fragilizado pode recorrer a essa saída e plantar, assim, um futuro marcado por poucas perspectivas positivas.
...