Os Tópicos Especiais
Por: Ruthpgomes • 3/6/2017 • Seminário • 277 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Página 1 de 2
- O presente estudo é derivado de uma pesquisa sobre a relação do Trabalho e a Saúde Mental, de natureza qualitativa teve como objetivo explorar o campo empírico dos(as) trabalhadores que atuam em uma clinica obstétrica para gestação de alto risco em uma hospital universitário no Nordeste brasileiro.
- Os métodos utilizados nesta pesquisa foram entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas e observações da atividade e do processo e das relações de trabalho no referido setor do hospital nos diferentes turnos.
- É derivado de qualquer conduta abusiva que atende, por sua repetição ou sistematização contra a dignidade ou integralidade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima do trabalho(HIRIGOYEN,2002)
- Já Davezies(2004), contradiz o conceito anterior, uma vez que coloca uma das pessoas envolvidas como vítima e a outra como agressor possuidor de uma estrutura perversa. Deixando de enfatizar os desafios bem reais dos quais se ligam esse drama.
- Com o crescimento econômico nas ultimas décadas, deu-se maior visibilidade a gestão das expressões emocionais, dos próprios trabalhadores e dos outros. Seja pelas emoções engendradas pelo trabalho ou pelo caráter emocional do trabalho
- Muitas trabalhadoras afirmam que trabalham no hospital “por amor à profissão, por possuir um dom, por ter vocação para cuidar”.
- Essas vozes reproduzem a ideia do trabalho sentimental que não precisa de remuneração, remente a discrição e a compaixão a figura feminina.
- Inicialmente os estudos apontam que o fenômeno do multiemprego representa uma importante variável na compreensão das causas do sofrimento psíquico.
- Existe uma exposição das trabalhadoras a determinados ricos a integridade física e mental, desde violências verbais, não- verbais, até mesmo agressão física
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com