PPB - PSICOLOGIA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Por: Thainá Santoyo • 3/11/2019 • Artigo • 4.399 Palavras (18 Páginas) • 416 Visualizações
CIÊNCIA PSICOLOGICA - Cap 1
- O que é ciência psicologica ?
Envolve o estudo da atividade mental e do comportamento, por meio de pesquisa cientifica, da mente, do cerebro e do comportamento, não tem a ver apenas com intuições ou senso comum.
O termo psicologo é usado para descrever alguém cuja carreira profissional envolve compreensão da vida mental ou previsão de comportamento.
- A ciência da psicologia
Mente = atividade mental, responsável por memórias, pensamentos e sentimentos.
Atividade mental, resulta desse processo biológico que ocorre junto ao cérebro.
Exemplos de mente em ação as experiências perspectivas que temos ao interagir com o mundo.= visões, odores, sabores, sons, toques.
- Pensamento crítico = É a capacidade de pensar e avaliar a informação com base em evidência sustentada. Demanda questionamento saudável e uma mente aberta.
- Termo raciocínio = Se refere ao uso de evidências para tirar conclusões. Uso de pesquisa psicológic para examinar o modo de pensar típico das pessoas com o intuito de saber quando e por que elas tendem a tirar conclusões erradas.
“Nosso esteriótipo acerca das pessoas moldam as nossas expectativas sobre elas, e interpretamos seus comportamentos de maneiras que confirmam esses esteriótipos.
- Ignorando a evidência (viés de confirmação): não acredite em tudo que você pensa: As pessoas mostram uma forte tendência a dar muita importância à evidência que sustenta suas crenças e tendem a subestimar a evidência que não corresponde àquilo em que acredita. Um fator que contribui para a confirmação das tendenciosidades é a amostragem seletiva da informação. As pessoas mostram memória seletiva, tendendo a lembrar melhor a informação que sustenta suas crenças.
- As pessoas aceitam uma explicação pós fato = Vies de retrospectiva = é uma forma de tendênciosidade de raciocínio - as pessoas aceitam uma explicação pós fato, pois, esperam que o mundo faça sentido e assim aparecem explicações para o motivo da ocorrência dos eventos, mesmo quando as informações sejam incompletas.
- Pegando atalhos mentais: mantendo as coisas simples = Heurística = metodo ou processo criado com objetivo de encontrar soluções simples para um problema e produzem decisões razoavelmente boas sem esforço grande demais. Porém a heurística, pode levar a julgamentos imprecisos e resultados tendênciosos.
Bases cientificas da psicologia
- Embora as pessoas tenham ponderado as questões psicológicas durante milhares de anos, a disciplina de psicologia teve início no laboratório de Wihelm Wundt, na Alemanha, em 1879.
- Wundt acreditava na necessidade de reduzir os processos mentais a suas partes “estruturais” constituintes. Essa abordagem usou métodos como a INTROSPECÇÃO (Exame sistemático das experiências mentais subjetivas que requer que as pessoas inspecionem e relatem o conteúdo de seus próprios pensamento) .para desbravar uma escola de pensamento que se tornou conhecida como ESTRUTURALISMO( Abordagem da psicologia baseada na idéia de que a experiência consciente pode ser dividida em seus componentes subjacentes básicos)
- Os funcionalistas, como William James, argumentavam que é mais importante conhecer as funções adaptativas da mente e do comportamento do que identificar os elementos que o constitui. O funcionalismo abordava o propósito do comportamento.
- As pesquisas iniciais em psicologia foram em grande parte destinada a compreender a mente subjetiva. O movimento Gestalt, por exemplo, enfocou as percepções das pessoas, enquanto Freud enfatizou a mente consciente.
- O behaviorismo foi desenvolvido por John Watson e B.F.Skinner. O surgimento do behaviorismo deve-se ao fato do estudo da mente ser subjetivo demais, e não científico, o que deu ênfase no estudo do comportamento observável.
- A revolução cognitiva nos anos de 1960, liderada pelos psicólogos George Miler e Ulric Neisser, fez a mente voltar a ser o centro. Havendo o início da pesquisa sobre os processos mentais, como memória, linguagem e tomada de decisão.
- A segunda metade do século XX também foi marcado por um interesse aumentado pela influência dos contextos sociais sobre o comportamento e a atividade mental. Essa abordagem foi impulsionada por psicólogos como Solomon Asch e Kurt Lewin.
- Os avanços ocorridos na ciência psicológica ao longo do último século, deu início ao tratamento dos transtornos psicológicos.
Escola de pensamento:
- BEHAVIORISMO = Para ser uma disciplina científica respeitável, a psicologia deve se preocupar com aquilo que as pessoas e outros animais fazem, como, por ações observáveis.
- FUNCIONALISMO = A psicologia deve estar preocupada com o modo como os pensamentos e comportamentos ajudam as pessoas a se adaptar aos seus ambientes.
- PSICOLOGIA COGNITIVA = A psicologia deve se preocupar com o modo como os pensamentos das pessoas afetam o comportamento delas.
- PSICOLOGIA SOCIAL = Para entender o comportamento, os psicólogos precisam conhecer os contextos sociais em que as pessoas atuam.
- PSICOLOGIA DA GESTALT = Como a soma é diferente das partes, os psicólogos devem estudar a totalidade do modo como damos sentido ao mundo.
- ESTRUTURALISMO = Os psicólogos devem estudar as “peças” que constituem a mente.
- PSICANALISE = Para entender o comportamento, os psicólogos devem estudar os conflitos inconscientes das pessoas.
A discussão natureza-criação tem uma longa história
Tanto a natureza, como a criação interagem de forma dinâmica no desenvolvimento psicológico humano. Os psicólogos, estudam os modos pelos quais a natureza e a criação influenciam uma à outra no modelamento da mente, do cérebro e do comportamento.
O problema mente-corpo também tem raízes antigas
Ao longo da história, a mente foi vista presente em muitos órgãos, do corpo, como, fígado e coração.
- Nos séculos seguintes, entre gregos e romanos, houve o reconhecimento de que o cérebro era essencial ao funcionamento mental normal. Grande parte dessa mudança, veio da observação de pessoas portadoras de lesão cerebral.
Leonardo da Vinci - propôs que todas as mensagens sensoriais (visão, toque, cheiro, etc) chegavam a um único local do cérebro, e chamou essa região de sensus communis e acreditava que se tratasse do centro do pensamento e do julgamento, cujo termo moderno, pode ser chamado de senso comum.
- Rene Descartes, promoveu a teoria do dualismo, que se refere a idéia de que mente e corpo são separados, apesar de interconectados.
Argumentou que o corpo nada mais era do que uma máquina ôrganica governada pelo “reflexo”, assim, muitas funções mentais, como a memória e a imaginação, resultam de funções corporais. A ação deliberada, porém, era controlada pela mente racional.
...