PROGRAMA PREVENTIVO PARA CONDUTORES ACIDENTADOS E INFRATORES
Por: acm1983 • 9/8/2019 • Relatório de pesquisa • 399 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
PROGRAMA PREVENTIVO PARA CONDUTORES ACIDENTADOS E INFRATORES
A atual realidade no trânsito tornou-se um fator preocupante às políticas sociais. Hoje, as ações de prevenção e controle de acidentes estão apenas iniciando e já há uma necessidade urgente de desenvolvimento de mecanismos de intervenções para diminuir drasticamente o risco que os motoristas oferecem a si mesmos e aos demais.
O comportamento do motorista é o principal fator responsável por AT. Portanto, podemos destacar a necessidade, em primeiro momento de um programa que busque promoção de mudanças comportamentais. Várias pesquisas apontam grande relação entre AT e ingestão de alcool. Há estudos que observam que 100ml de álcool no sangue pode provocar inaptidão para conduzir veículos. O contexto sócio cultural tem grande influência nesse comportamento.
Sendo assim, seria necessário o desenvolvimento e implementação de programas educacionais que visem a mudança de comportamento, uma nova noção de cidadania a todos. Seria necessário também um controle de propaganda relacionadas ao uso de álcool, levando em consideração que a influência da mídia é muito grande no comportamento das pessoas, principalmente dos jovens, que hoje constituem um número muito elevado de infratores, entre 18 e 24 anos de idade.
A formação inicial do condutor, que deveria ser, basicamente a capacidade de utilizar o veículo com segurança, dentro dos princípios de cidadania passa a ser relevante para a segurança de todos na circulação viária. Pois uma boa formação de condutores reduziria os comportamentos de risco.
A educação de reincidentes também é um aspecto importante a ser analisado para a diminuição de AT. E também a questão do policiamento, penalização aos infratores. Mas acredito que deve-se fazer investimento em esforços para mudanças de comportamento visando prevenir AT, pois a punição é a consequência da infração já realizada.
Pensar em estratégias que visem aumentar a consciência do condutor sobre o risco e diminuir sua disposição em aceitá-lo. Identificar motoristas que tem propensão a causar AT e remediar seus comportamentos. A melhor opção de abordagem vai depender das diferenças culturais de cada região.
...