Prática de Competência Condicionamento Operante
Por: carlos_silva1303 • 16/4/2022 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
Nome: Carlos Eduardo da Silva RA: 202101778
Atividade individual
1. Explique as diferenças entre comportamento respondente e comportamento operante.
R: Comportamento Respondente – É o nome dado ao fenômeno da aprendizagem de novos reflexos através de emparelhamento de estímulos e obtenção de respostas.
Comportamento Operante - É o nome dado ao fenômeno da aprendizagem de novos reflexos através de reforços, que são mais especificamente mudanças ambientais ocorridas devido a uma resposta perante a um estímulo.
2. Defina comportamento operante e dê um exemplo.
R: “Comportamento Operante” é um tipo de comportamento que é aprendido devido à suas consequências, através das mudanças que ocorrem no ambiente. Ex: um cão que recebe carinho toda vez que chora, depois de algumas vezes repetindo essa ação, começara a chorar toda vez que quiser carinho.
3. Baseando-se no conceito de tríplice contingência, descreva uma situação e especifique qual é o estímulo antecedente (S’), a resposta (R) e o estímulo subsequente (S’’).
R: Uma mãe está brincando com o bebê ( Brincar = S’ ), o bebê começa a rir ( Rir = R ) e a mãe comemora e faz carinho nele ( Comemoração e Carinho = S” ). Isso aumentará a chance de o bebê rir mais vezes.
4. Qual é o principal efeito das consequências reforçadoras sobre o comportamento?
R: As principais consequências do reforço são: a diminuição da frequência de outros comportamentos, a probabilidade de que esse comportamento que a produziu volte a acontecer e a diminuição da variabilidade na topografia da resposta.
5. Explique a diferença entre reforço positivo e reforço negativo, dando dois exemplos de cada (diferentes dos apresentados no livro).
R: Reforço Positivo é quando ocorre o aumento da frequência de uma resposta que é dada através de um estímulo que é ADICIONADO no ambiente, Ex: Dar um chocolate pro filho toda vez que ele vai bem na prova / Deixar o filho ficar acordado até mais tarde quando ele come toda a comida.
Reforço Negativo é quando ocorre o aumento da frequência de uma resposta que é dada através de um estímulo que é RETIRADO do ambiente, Ex: Dizer ao filho que ele não precisa comer brócolis se limpar o quarto / Dizer ao aluno que ele não precisará fazer a prova se acertar todas as questões da lição de casa.
6. Diferencie reforço primário, secundário e generalizado.
R: Primários - são eventos reforçadores para todos, Ex: alimento, água e carinho.
Secundários – Estímulos que adquiriram a função quando foram emparelhados com reforçadores primários, Ex: Flores, Sino, Música.
Generalizado – São aqueles que foram emparelhados com muitos outros reforçadores, Ex: dinheiro.
7. Explique quais são os fatores que afetam a eficácia do reforço.
R: A quantidade de vezes em que esse reforço é dado ao indivíduo e o tempo entre um reforço e outro (latência).
...