Relatorio de Testagem
Por: Arlan Pinto • 15/9/2016 • Relatório de pesquisa • 482 Palavras (2 Páginas) • 1.214 Visualizações
RELATÓRIO DE TESTAGEM DE QUOCIENTE INTELECTUAL (Q.I)
O presente caso avaliado é de um menino João Melo, que tem 14 anos no momento da testagem, estudante do 2º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Concernente à avaliação da inteligência, o examinando realizou, a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI). Em que a análise dos resultados, considerando-se os quatro subtestes que a compõem, resultaram em um QI Total de 54 pontos (com intervalo e confiança de 95% entre 50-64), indicando funcionamento intelectual geral em nível extremamente baixo. Referente ao QI verbal, o examinando apresentou escore de 57 pontos (com intervalo e confiança de 95% entre 58-74), desempenho considerado em nível extremamente baixo, o que sugere baixa capacidade de raciocínio verbal e conhecimento adquirido. Já QI de Execução, o examinando apresentou escore de 58 pontos (com intervalo e confiança de 95% entre 54-69), desempenho considerado em nível extremamente baixo Tal resultado indica baixa capacidade em habilidade de raciocínio fluído, processamento espacial e integração visuomotora. Conforme se pode observar, a pouca diferença entre os QIs Verbal e de Execução, ou seja, o examinando possui baixo desempenho em ambas as habilidades.
Em relação à análise dos subtestes da WASI, na tarefa Vocabulário, o examinando obteve um escore T de 27. Esse resultado indica baixas habilidades de conhecimento verbal e desenvolvimento da linguagem adequadas para sua faixa etária. No subteste Cubos, apresentou um desempenho situado fora da média, com um escore T de 24. Essa tarefa avalia as capacidades de processamento de informações visuoespaciais e organização perceptual. O examinando obteve um escore T 24 no subteste Semelhanças, o que corresponde está extremamente abaixo da média para sua idade nessa tarefa, que avalia a formação de conceitos verbais e raciocínio verbal abstrato. No subteste Raciocínio Matricial, que avalia raciocínio fluido, apresentando um escore T 28, indicando está extremamente abaixo da média em relação a sua faixa etária.
Os resultados da WASI indicam que o examinando apresenta capacidade intelectual geral extremamente baixo, além de pouca capacidade de raciocínio verbal, habilidade cristalizada, processamento visuoespacial e psicomotor. Destaca-se seu desempenho extremamente baixo no subteste Raciocínio Matricial sendo seu melhor resultado entre os subtestes, que avalia a capacidade para manipular mentalmente símbolos abstratos e perceber relações entre eles, mas o examinando indica baixo nível de raciocínio fluido não verbal.
Macapá-Amapá, 02 de Outubro de 2015
Responsável Técnico
...