Relatorio sniff
Por: Fran Guedes • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 1.396 Visualizações
D[pic 1]
Disciplina :Análise Experimental do Comportamento Data05/11/2015
Professor:Victor Hugo Basseto
Alunos:Francis Adriele da Silva Guedes
Michel Razzaboni
Valdinéia Pedroso de Oliveira
Exercicio:
Reforço Continuo de Resposta da Pressão á Barra(CRF)
Objetivo:
Praticar o esquema de reforçamento onde a resposta alvo que seria pressionar a barra é reforçada através da apresentação do alimento ,fortalecendo o novo comportamento inserido no repertório do rato ,comparando a frequência de seu comportamento com o comportamento operante que foi observado no inicio do experimento.
Método:
Observação do rato virtual na caixa de Skinner durante período de 30 min, com registro dos comportamento de farejar,limpar-se ,parar ,andar,erguer-se e pressionar a barra apresentados pelo rato de min a min,a partir do décimo primeiro min foram registrados apenas o comportamento de pressionar a barra.
Resultado :
Os resultados coletados foram descritos e plotados em um gráfico de barras demonstrando o comparativo da frequência em que o comportamento se apresentava no sujeito experimental .[pic 2]
Figura 2
Comparativo da frequência em que o comportamento do rato se apresenta
[pic 3]
Figura 2.1
Frequência de respostas de pressionar a barra
Discussão:
Reforço é a consequência do comportamento que aumenta a probabilidade que um comportamento volte a ocorrer (Moreira, M. B., & Medeiros, C. A, 2007, pg. 51). De acordo com os resultados obtidos concluimos que o objetivo de reforçamento do sujeito experimental foi alcançado colocando em prática o conceito de Skinner , visto que o comportamento de pressionar a barra se apresentou expressivamente com maior freqência,devido ao comportamento ser inserido no repertório do rato ,uma vez que foi reforçado continuamente através do alimento apresentado ,que serviu como esitmulo reforçador ,consolidando assim a aprendizagem do rato ,outro aspecto observado foi um dos efeitos do reforço que é a diminuição da frequência de outros comportamentos diferentes do comportamento que foi reforçado (Moreira, M. B., & Medeiros, C. A,2007,pg. 53) representado na Figura 1onde ao compararmos a freqüência dos comportamentos antes e depois da intervenção do experimentador podemos perceber que não apenas o comportamento de pressionar a barra aumentou como os comportamentos de limpar-se,andar e erguer-se diminuíram consideravelmente,comprovando mais uma vez na prática o que nos diz a teoria apresentada na literatura.
Referências:
Moreira, M., Borges, & Medeiros, C., Augusto (2007). Principios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed.
Sniffy Pro – Rato Virtual.
...