Resumo Processo de Escolarização
Por: Caroline Belekewice • 19/9/2019 • Resenha • 426 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – CESUFOZ
Acadêmica: ANA CAROLINE BELEKEWICE
Prof: Cibele Lessa
Psicologia Escolar
Resumo: "O processo de escolarização e a produção da queixa escolar - uma relação antiga, um problema atual"
O texto das autoras Záira F Rezendo G. Leal e Marilene Proença Rebello de Souza, trás a queixa escolar como queixa de aprendizagem e procuram entender o que está por trás do fracasso escolar. Queixa escolar, segundo as autoras, está relacionado com preconceito, cansaços, bullying e etc., dentro das escolas. Visto que essa realidade é composta por uma grande diversidade de pessoas, o que se configura um contexto multifacetado.
Os profissionais que atuam na área lidam diretamente com essas queixas. É importante que este profissional saiba como agir nessas situações para não deixar se levar por elas. Este profissional deve considerar a característica da primeira escola, que é promover o desenvolvimento das crianças.
Outro fato destacado é sobre manter a ordem social dominante excludente, vendo este processo como algo natural e único. Nessa configuração as autoras destacam os desafios e a impossibilidade da universalização efetiva da escola e a dificuldade de uma escola unificada. Para elas, a escola encontra-se (atualmente) banalizada.
Podemos perceber um aumento significativo nas queixas aos psicólogos em relação à escola. Dificuldade de aprendizagem é vivenciada apenas no contexto escolar, então não seria adequado culpar o individuo por isso. É imprescindível o questionamento sobre a pratica, metodologia e procedimentos didáticos. Tirar o foco da criança e pensar sobre o contexto num todo.
O psicólogo não deve segregar mais ainda o individuo com explicações ou intervenções que se pautam nas dificuldades do aluno.
. É importante ressaltar que segundo as autoras, o processo de permanência na escola e no processo de escolarização, é devido a desigualdade. É importante que o psicólogo tenha conhecimento do contexto-histórico do individuo.
Segundo elas ainda, o fracasso escolar pode não ter base na escola, mas sim no social. É necessário olhar para a questão de uma perspectiva histórica e social.
A escola, tem como função promover uma educação que moraliza mas que não desenvolve o indivíduo. Essa configuração acaba por reforçar, por exemplo, a dominação de classes. Esse olhar às classes menos favorecidas parte de preconceitos já estabelecidos, universalizadas e tornadas científicas, criando justificativas para ocultar as relações de dominação.
A educação escolar atualmente tem formado indivíduos com ideologias preconceituosas, A queixa escolar ao responsabilizar o individuo, perpetua a cultura que não valoriza o conhecimento como instrumento para desenvolver e formar um individuo a pensar de forma critica.
...