Resumo de Parte do Livro Raízes da Psicologia
Por: Rafael Gonzaga • 20/5/2022 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Faculdade de Ciências Sociais - ICS
Disciplina: Psicologia Social
Professor: PROF. DR. CRISTOVAO FELIX GARCIA DA SILVA
DISCENTE (O): RAFAEL GONZAGA DE FREITAS
Nº de matrícula:: 21112780
Tarefa complementar sobre o livro Farr, R. M. (2013). As Raízes da Psicologia Social Moderna.
A leitura desta parte do livro referido nos mostra a origem, os conflitos, referente a metodologias da disciplina Psicologia Social, o autor nos leva desde à origem da disciplina e os reflexos que desta revolução ao cotidiano e tempo atual.
A primeira guerra proporcionou um impulso para os testes psicométricos, já a segunda
impulsionou a Psicologia social. Nesse momento surgiram pesquisas: levantamentos sociais sobre a adequação de soldados à vida do exército, participação do combate e suas conseqüências. Trabalhos em geral em parceria da Psicologia e Sociologia, às vezes também com a
Antropologia. Foram vários programas interdisciplinares que não existem mais, foram desdobrados de acordo com as linhas das disciplinas.
O psicólogo inglês, que se propõe a cumprir neste momento do livro, As Raízes da Psicologia Social Moderna, um papel importante: mostrar quem são os "pais teóricos e epistemológicos" da psicologia social moderna. Os embates entre a Psicologia social e a Sociologia, nos narra como anterior a segunda guerra, a Sociologia era a Ciência usada para estudos de comportamento e parâmetros psíquicos dos estudados, principalmente nas principais escolas mundiais principalmente as européias. A Psicologia Social tem suas raízes na Europa, as flores são essencialmente americana, foi nesta última onde esta se desenvolveu e posteriormente exportada para outras partes do mundo esse fenômeno se dá no período da . Uma das preocupações do autor é mostrar as diferenças entre Sociologia e Psicologia Social, tendo como fio condutor as teorias de Émile Durkheim que faz a distinção radical da Sociologia da Psicologia Social. Os psicólogos sociais americanos eram teóricos cognitivistas em uma época em que isso não era moda, pois o behaviorismo estava no auge. Os americanos desenvolveram uma forma psicológica e não sociológica da psicologia social.O positivismo desempenhou um papel central no surgimento da Psicologia Social como ciência. Noto também em pesquisas que o psicólogo estadunidense Gordon Allport, denomina como o pai da Psicologia Social o filosofo francês Auguste Comte.
...