Trabalhando com Jogos Cooperativos
Por: Isabella Alves • 14/9/2022 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Faculdade de Psicologia
Estágio V – Profa. Lucimar Magalhães de Albuquerque
Aluna: Isabella Alves Silva
Resenha – Trabalhando com Jogos Cooperativos
No texto “Trabalhando com Jogos Cooperativos” o autor nos traz a ideia de que jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. Os jogos Cooperativos têm o objetivo de unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros. As pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo.
Os Jogos Cooperativos tem como princípio a inclusão e participação de todos nas atividades realizadas. Também contribui para a revalorização dos valores humanos de respeito, amizade, amor, solidariedade, união, e responsabilidade individual e coletiva, tornando-se um estilo de vida, opondo-se a ideia de que a competição é a única forma de sobrevivência.
Segundo Marcos Miranda, o problema da competição, em nossa cultura dita civilizada, não é apenas estabelecer e reforçar uma relação de dominação entre ganhadores e perdedores, mas também a tentativa de justificar e banalizar essa relação. Deparamo-nos constantemente com um exagero em relação à competição que acarretam algumas situações de esquecimento dos valores morais levando a falta de ética tendo o outro simplesmente como adversário. A escola tem um papel social muito importante nesse contexto, pois é um ambiente onde aparecem as tensões e emoções.
O jogo cooperativo também ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem qualquer tipo de agressão, trabalhando em prol do grupo. O que mais importa nesses tipos de jogos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade. É reforçada a noção de grupo, porque uma determinada tarefa é cumprida de forma mais eficaz com a ajuda dos vários elementos da equipe.
Esses jogos no cotidiano pedagógico podem desenvolver uma série de habilidades cognitivas e principalmente socioemocionais nos alunos. O autor discute as possibilidades e os limites dessa proposta pedagógica no contexto escolar da educação física, mostrando como a adoção de jogos cooperativos pode contribuir para o pleno desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos, fundamentado na literatura da área, demonstra a importância de que se cultive a cooperação, com a consequente modificação de práticas, conceitos e valores competitivos comumente encontrados na escola.
O texto oferece um conjunto de atividades, como sugestão para os professores, que pode servir para iniciar um trabalho que valorize a cooperação, as atividades apresentadas são abertas e podem ser modificadas de acordo com o contexto e as vivências de professores e alunos, caracterizando assim um processo de aprendizagem ativa.
...