Transtornos Alimentares na Terapia Cognitivo-Comportamental: Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa
Por: tayh-j • 27/9/2022 • Trabalho acadêmico • 3.987 Palavras (16 Páginas) • 171 Visualizações
Sociedade Educacional Três De Maio – SETREM
Faculdade – Bacharelado Em Psicologia
Andressa Michele Elgert
Gélle Tamires Steffen
Nicoli Rodrigues Lippert
Simone Gewehr
Tainara Da Rosa Pinto
Transtornos Alimentares na Terapia Cognitivo-Comportamental:
Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa
Três de Maio
2018
ANDRESSA MICHELE ELGERT
GÉLLE TAMIRES STEFFEN
NICOLI RODRIGUES LIPPERT
SIMONE GEWEHR
TAINARA DA ROSA PINTO
Transtornos Alimentares na Terapia Cognitivo-Comportamental:
Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa
Trabalho interdisciplinar de pesquisa apresentado aos componentes curriculares: Metodologia da pesquisa e escrita científica, Psicologia experimental e comportamental e Produção e interpretação de textos acadêmicos do Curso de Graduação em Psicologia, na Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM – como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Psicologia.
Orientadoras: Ana Paula Cecatto; Ângela Cristina Viera; Cris Aline Krindges; Marta Lorentz.
Três de Maio
2018
RESUMO
Para o presente trabalho, foi realizada uma revisão de literatura, que buscou em artigos brasileiros e internacionais os Transtornos Alimentares (TA), e suas formas de tratamento utilizando a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), dando ênfase na Bulimia Nervosa (BN) e Anorexia Nervosa (AN), que são mais frequentes em adolescentes do sexo feminino. O objetivo do trabalho é buscar a intervenção da TCC no tratamento de anorexia e bulimia, buscando qual a influência da mídia em relação à ambos os transtornos. A pesquisa foi realizada em duas bases de dados: Scielo e Pepsic, também foi consultado o DSM – 5, American Psychiatric Association [APA]. Para o tratamento da AN e BN há várias intervenções que podem ser realizadas, e o tratamento é feito por uma equipe multiprofissional, contendo um psicólogo, um nutricionista, um endocrinologista e um médico psiquiatra. A terapia cognitivo-comportamental é uma intervenção semiestruturada, objetiva e orientada para metas, que aborda fatores cognitivos, emocionais e comportamentais no tratamento dos transtornos psiquiátricos. Existem algumas vantagens e desvantagens da abordagem da terapia cognitivo - comportamental no tratamento dos TA. A terapia gera uma resposta rápida, mas existem algumas causas que podem afundar o tratamento, se ele não for realizado continuamente.
Palavras-chaves: Terapia Cognitivo-Comportamental, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtornos Alimentares, Intervenções.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 4
Transtornos Alimentares 4
Anorexia Nervosa 4
Critérios para diagnóstico – AN 5
Bulimia Nervosa 6
Critérios para diagnóstico – BN 7
Diferenças e semelhanças: Anorexia e Bulimia 7
Terapia Cognitivo – Comportamental 7
TCC – Anorexia Nervosa 8
TCC – Bulimia Nervosa 10
Vantagens da TCC 11
Desvantagens da TCC 11
RESULTADOS 12
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
É visível a preocupação que os adolescentes possuem em relação ao seu corpo, em prol da beleza e da saúde, os jovens, principalmente as meninas, procuram manter seus corpos magros para seguir o padrão de beleza criado pela sociedade.
Para mostrar o tratamento dos TA, o trabalho tem enfoque na terapia cognitivo – comportamental (TCC), que é definida como uma intervenção psicoterapeuta, baseada nos conceitos do behaviorismo e teorias cognitivas. A anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN) serão os transtornos alimentares presentes nesse trabalho.
Partindo dessa definição, levanta -se o seguinte problema: quais as intervenções realizadas pela terapia cognitivo - comportamental no tratamento dos transtornos alimentares, especificamente da anorexia nervosa e bulimia nervosa?
Com base nesse questionamento, o trabalho busca apresentar dentro do contexto dos transtornos alimentares, as intervenções que a terapia cognitivo -comportamental utiliza no tratamento da anorexia nervosa e da bulimia nervosa, delimitando para adolescentes do sexo feminino, onde os transtornos são predominantes, mostrando também a definição e os presentes sintomas dos mesmos.
DESENVOLVIMENTO
Transtornos Alimentares
Os transtornos alimentares são perturbações que ocorrem na hora da alimentação, gerando vários problemas físicos como magreza excessiva e obesidade, como também problemas psíquicos, gerando medo de engordar e preocupação excessiva com o peso. As causas são desconhecidas, porém a indícios que o surgimento se deve a influências da sociedade, da mídia e até da família.
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar onde a pessoa se recusa a comer, mesmo sentindo fome. Ela atinge principalmente adolescentes e é predominante nas mulheres, apesar de haver alguns relatos do transtorno em homens.
“Dos principais transtornos do comportamento alimentar, a anorexia nervosa (AN) foi a primeira a ser descrita já no século XIX e, igualmente, a pioneira a ser adequadamente classificada e ter critérios operacionais reconhecidos já na década de 1970” (Cordás, 2004, p. 154).
Existem vários fatores que podem desencadear a anorexia nervosa, como por exemplo, situações estressantes, ansiedade, medo de julgamento do corpo, e os padrões de beleza criados pela mídia e sociedade.
A anorexia nervosa começa geralmente durante a adolescência ou na idade adulta jovem. Raramente se inicia antes da puberdade ou depois dos 40 anos, porém casos de início precoce e tardio já foram descritos. O início desse transtorno costuma estar associado a um evento de vida estressante, como deixar a casa dos pais para ingressar na universidade (DSM – 5, American Psychiatric Association [APA], 2013, p. 341).
...