Técnicas De Treinamento E Liderança
Ensaios: Técnicas De Treinamento E Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/3/2015 • 772 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
TÉCNICAS DE TREINAMENTO E LIDERANÇA
Conceito:
Liderança: A arte de comandar pessoas atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamento. A liderança pode surgir de forma natural, sem possuir um cargo de liderança.
Treinamento: Refere-se a aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou de ensino de habilidades práticas relacionadas a competências úteis específicas.
Características de Um Líder:
Memória: Faculdade de reter ideias, lembrar;
Entusiasmo: Grande interesse, excitação, uma paixão em fazer algo;
Vocabulário: Grupo de palavras conhecidas por um indivíduo;
Criatividade: Capacidade de criar, inventar, ter ideias originais;
Ritmo: Sucessão com intervalos regulares de sílabas acentuadas e de censuras;
Dicção: É o modo como a pessoa articula, pronuncia as palavras, de forma clara e correta;
Entonação: Variação da altura utilizada na fala;
Postura: Modo de manter o corpo ou de compor os movimentos dele, atitude, ponto de vista;
***Dica: Por mais que a pessoa seja um orado nato, é preciso realmente muita experiência para discursas sem preparar nada antecipadamente.
*****
Comunicação: O processo comunicacional implica a emissão de sinais (sons, gestões, indícios etc), com a intenção de dar a conhecer uma mensagem.
Para que a comunicação seja bem sucedida o receptor deve ser capaz de decodificar a mensagem e interpretar.
Expressão: Manifestação do pensamento, do sentimento pela palavra, fisionomia ou gesto.
*****
Texto: (Sem título)
Mediante a realização de levantamento de necessidades junto a empresa, podemos desenvolver treinamentos modulares e contínuos.
São as pessoas que movem a empresa, que realizam o serviço e que consequentemente giram o capital. Assim, investir nelas não é um simples custo, mas um meio para alavancar o desempenho da empresa.
O treinamento permite o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem de conceitos e técnicas necessárias para correta execução de tarefas e a operação de processos, o que garante qualidade e crescimento.
O treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.
Tipos de Treinamentos:
Operacionais: Elaborado e ministrado para capacitação profissional para exercício da função;
Motivacionais: Desenvolvidos e aplicados de forma a gerar um nível de satisfação entre as equipes;
Multiplicador: Desenvolvidos e voltados a capacitar lideranças na aplicação e manutenção de Treinamentos Operacionais;
Gerenciais: Desenvolvidos de forma específica, contemplando trabalho em equipe, administração do tempo, resultados, entre outros;
Coach: Foco em desenvolvimento e treinamento individualizado e personalizado, voltados a executivos e diretores.
*****
*** Dica 2: Significado:
Triar: Separar as palavras principais;
Traduzir: Compreender o que essas palavras querem dizer;
Resumir: Estabelecer coerência e concordância entre as palavras triadas e os demais itens do texto.
*****
Texto: A influência das cores
Presente na natureza pela ação da luz, a cor é uma energia, sem luza a cor deixa de existir. Os corpos e objetos não tem cor própria. A cor que nós vemos é resultado da luz que reflete e absorve. Ela é visível por meio das frações de luz reflexiva. Por exemplo, uma maçã é vermelha porque reflete as irradiações vermelhas e absorve as demais (laranja, amarelo, verde, azul e violeta). O branco e o preto não são cores determinadas. Um objeto é preto quando absorve todas as cores e é branco quando as reflete.
Propriedade das cores:
Amarelo: Cor quente, estimula, ilumina, eleva ânimo, proporciona vivacidade, está associada ao poder e ao ótimo esta cor deve ser bem dosada, pode causar desconforto visual;
Laranja: Cor quente, proporciona vitalidade e dinamismo, eleva o ânimo reduzindo a depressão. Esta cor é estimulante físico e mental e também estimula o apetite;
Vermelho: Cor quente e excitante. Anima, traz confiança, força de vontade e agilidade; É uma cor estimulante, deve ser usada com cautela. Ele provoca sensações diferentes dependendo do grau de saturação.
Vermelho Escuro: Imprime seriedade, autoridade, respeito e ostentação;
Vermelho Forte: É provocante, imprime afeto e estima.
Azul: Cor fria, causa profundidade, transmite sensação de frio e repouso. É uma cor refrescante, em lugares frios cria sensação de tristeza.
Violeta: Cor fria, estimula o lado psíquico e espiritual. Está ligado a lucidez, equilíbrio, saudade, ciúmes, melancolia e misticismo. Pode ser empregada em ambientes tranquilos, ajuda a meditar e relaxar;
Verde: Cor equilibrada entre as quentes e as frias, é repousante, simboliza bem estar, saúde, frescor, esperança, segurança, equilíbrio e tranquilidade.
Verde Claro: Se torna tranquilizante e sedativo;
Verde Escuro: Traz um ar sereno e seguro.
Marrom e Ocre: Simboliza melancolia, resistência e vigor, transmite seriedade, sobriedade, acolhimento e conforto é utilizada em áreas de trabalho como bibliotecas e escritórios, estimula a performance;
Branco: Representa paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade e simplicidade. Não precisa ser utilizada como cor predominante, é bem utilizada com outras cores.
Preto: É uma cor sofisticada e imponente. Combinado com outras cores, as potencializa. É utilizada em área ou elementos quando se deseja um clima solene e sóbrio;
Cinza: É uma cor passiva, sem vida, não relaxa, nem anima, não interfere nas sensações. Por esse motivo emprega outras cores.
...