Violência Contra Mulher
Por: Anne Holtz • 15/1/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 449 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
1) Mulheres que sofrem violência podem ficar com alguma sequela psicológica além da depressão?
Muitas mulheres que sofrem a violência podem apresentar muitos agravos além da depressão. Tanto de ordem física como mental. As consequências da violência doméstica são agravos que vão desde os traumas visíveis (fraturas, torções, hematomas), problemas gastrintestinais, queixas ginecológicas (abortos, gravidezes indesejadas e repetidas em curto espaço de tempo, doenças sexualmente transmissíveis, desenvolver dependência de álcool e outras drogas, depressão, insônia, sofrimento mental, baixa autoestima, auto- lesões, problemas crônicos, como distúrbios alimentares, dores abdominais e de cabeça, artrite, hipertensão e doenças cardíacas e nos piores casos, pode levar ao suicídio.
2) Como seria o tratamento psicológico de uma mulher que sofre violência?
O atendimento e intervenções variam muito de pessoa e de situação vivida, porém, independente do psicólogo (a), sua abordagem ou método escolhido para realizar esse tipo de atendimento, deverá primeiramente criar um vínculo terapêutico com a vítima, fazendo com que ela se sinta num ambiente seguro e confiável, pois, somente desta forma, ela conseguirá compartilhar as experiências vividas que lhe causaram sofrimento. Cabe então ao psicólogo após o “rapport”, trabalhar o problema apresentado, diminuir o nível de ansiedade da vítima e prepará-la psiquicamente para o enfrentamento legal do problema, se necessário for, orientando-a sobre seus direitos; fazer atividades que a auxilie a criar mecanismos para mudar sua realidade e superar as sequelas deixadas pelas situações de violência, ajudá-las a verbalizar, a compreender sua experiência e, então, levá-las a criticar essa experiência, bem como resgatar sua identidade, trabalhar autoestima e excluir os pensamentos de culpa. Lembrando que, é importante o atendimento multiprofissional para assim, uma sensibilização, conscientização, fortalecimento e resgate da capacidade desta mulher para estabelecer vínculos afetivos de forma saudável.
3) Qual seria o perfil de um agressor e quais poderiam ser os fatores psicológicos que poderiam levar ele a agredir uma mulher?
Atualmente não há um consenso sobre as causas da violência nem os motivos que levam ao ato da agressão. No entanto, há fatores que se apresentam em diversos casos dos agressores, como patologias ou características da personalidade, problemas de controle de impulsos ou controle emocional, histórico de violência na família (pais, amigos, relacionamentos amorosos anteriores, etc.), baixa autoestima e distorções cognitivas, abuso de álcool e/ou drogas ( que reduz as inibições e dificulta o discernimento das ações) , ansiedade e depressão, frieza emocional, psicopatia, hostilidade, com pouco controle da sua expressão externa da raiva e dos impulsos em geral, dentre outros.
4) Quais poderiam ser as características e ações de mulheres vítimas de agressão?
A primeira ação a ser tomada é a denuncia. O caso vai ser analisado e, partir daí, se tomarão as providências adequadas, como o encaminhamento para a equipe psicossocial, entre outros.
...