TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inserção da Pessoa com Síndrome de Down no Mercado de Trabalho

Por:   •  27/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CAMPUS SANTA MARIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A INSERÇÃO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NO MERCADO DE TRABALHO

Bruna Aires, Djonathan Carvalho e Mariana Ferraz

Disciplina de Instrumentalização Científica

Orientador: Prof. Me. Iásin Schäffer Stahlhöfer

Santa Maria, RS, Brasil

2019

BRUNA AIRES, DJONATHAN CARVALHO E MARIANA FERRAZ

A INSERÇÃO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NO MERCADO DE TRABALHO

Trabalho apresentado na disciplina de Instrumentalização Científica como requisito parcial à aprovação.

Orientador: Prof. Me. Iásin Schäffer Stahlhöfer

Santa Maria, RS, Brasil

2019

Dedicatória (opcional)

Agradecimento (opcional)

Epígrafe (opcional)


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

09

2

PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN: DESAFIOS E DIFCULDADES

09

3

O MERCADO DE TRABALHO  E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

10

4

CASOS DE SUCESSO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

11

5

CONCLUSÃO.......................................................................................................

12

REFERÊNCIAS....................................................................................................

13


A INSERÇÃO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NO MERCADO DE TRABALHO[1]

Bruna Aires[2]

Djonathan Carvalho[3]

Mariana Ferraz[4]

Iásin Schäffer Stahlhöfer[5]

RESUMO: Historicamente a Síndrome de Down surgiu no século XIX, no decorrer deste tempo até os dias atuais surgiram benefícios para a inclusão social destas pessoas. A síndrome de down é uma desordem genética que apresenta um cromossomo a mais na célula do indivíduo, sendo denominada de Trissomia do Cromossomo 21. Um dos passos importantes para as pessoas com a síndrome de Down, é a inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento social. Ao ingressar no mercado de trabalho as pessoas com a síndrome desenvolvem melhor qualidade de vida, aprimoramento de relações sociais, aprendizados e autonomia. Por outro lado, a organização ganha saúde organizacional, para desempenhar bem rendimento a longo prazo. Sendo assim esta inclusão se torna benéfica para ambos os lados.

PALAVRAS-CHAVE: Capacitação; inclusão; mercado de trabalho; oportunidade; preconceito, síndrome, respeito.

SUMÁRIO:

THE INSERTION OF PEOPLE WITH DOWN SYNDROME INTO THE LABOR MARKET

ABSTRACT: Historically Down Syndrome emerged in the 19th century,in the course of this time up to the present day benefits have emerged for the social inclusion of these people. Down syndrome is a genetic disorder that presents an extra chromosome in the individual's cell and is called the Trisomy of Chromosome 21. One of the important steps for people with Down syndrome is the labor market insertion and social development.When entering the job market, people with the syndrome develop a better quality of life,

KEY WORDS: Inclusion; job market, opportunity; preconception; respect; syndrome; training.

SUMMARY: 

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade o estudo acerca da inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho, partindo-se do pressuposto geral de que ainda há resistência pelas empresas neste sentido. Considerando isto, questiona-se: como tem se dado esta inserção nos últimos cinco anos?

O que se prevê em lei é que sejam cumpridas as cotas determinadas, tendo a necessidade de ser dada oportunidade efetiva para a pessoa com Síndrome de Down de exercer papel ativo no contexto social, sendo esta tarefa do empregador assim como da sociedade, família e a escola.

Pesquisas feitas constataram que a inclusão de portadores da síndrome costumam gerar impacto em 5 de 9 dimensões: liderança, satisfação do cliente, cultura e clima, motivação da equipe, coordenação e controle.

Baseando-se em documentação direta de fontes secundárias, este trabalho tem por objetivo transmitir o conhecimento da dificuldade ainda existente de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho, utilizando abordagem dedutiva.

Referindo-se ao método de procedimento, o qual foi usado estruturalista, buscamos entender como são os desafios e dificuldades de pessoas com Síndrome de Down. Como é relação de mercado e a pessoa com a deficiência, e alguns casos de realizações profissionais.

2 PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN: DESAFIOS E DIFICULDADES

A síndrome de down é uma desordem genética que apresenta um cromossomo a mais na célula do indivíduo, sendo denominada de Trissomia do Cromossomo 21.

Caracterizada pelo funcionamento intelectual inferior à média, a deficiência se manifesta antes dos 18 anos trazendo consigo déficit cognitivo e dificuldade de comunicação.

 Serão essenciais a independência e o autoconceito para a sua própria existência. A autoestima e a autoconfiança significam muito para essas pessoas, pois referem-se ao que possa ser realizado, obtendo a capacidade de aprender, produzir e compartilhar. Sua acessibilidade no mercado de trabalho passa por inúmeros processos de relações sociais, preconceito e falta de informação em relação à Síndrome de Down. Suas perspectivas de desenvolvimento social e profissional requerem muito empenho e controle emocional, a cada dia um preconceito e uma lição, imposto pela sociedade ignorante e desrespeitosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com