A Invisibilidade Social
Por: yvsobral • 5/9/2019 • Dissertação • 395 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
Atividade Individual
O termo "Invisibilade Social", estabelecido pela filósofa política alemã Hannah Arendt, é um conceito remetido a seres socialmente invisíveis, que sofrem a indiferença e não possuem a menor importância diante da sociedade, logo, podemos remetê-lo as pessoas em situação de rua, visto que, com o avanço do capitalismo, sistema econômico e social, e nenhuma melhoria do Estado em relação a essa problemática, os indivíduos necessitados de melhores condições de vida, sofrem cada vez mais uma ausência de empatia e ficam a mercê de diversos descasos, como por exemplo, a violência e a ruptura de seus direitos sociais. Nessa perspectiva, é válida a discussão de como podemos relacionar o capitalismo e o serviço social, dois dos assuntos vistos em classe, com a população em situação de rua.
Em primeiro lugar, quando vamos discutir um tema e relacionar ele com o capitalismo, é válido afirmar que mediante uma sociedade capitalista, a dignidade pessoal baseia-se na compra e venda da força de trabalho, ou seja, moral fundamentada no ramo laboral. Mediante isso, a população em situação de rua é criminalizada e excluída do povo, pois não possui oportunidades e meios para realizar uma qualificação profissional e estar adequada as normas exigidas pelo mercado de trabalho, o que implica cada vez mais na pobreza, pois a mesma decorre da apropriação privada dos meios de produção.
Paralelo a isso, incorporado no Serviço de Acolhimento para pessoas em situação de rua, o assistente social posiciona-se na defesa dos direitos sociais. Logo, podemos incluir tal fato com a citação da autora mineira Marilda Iamamoto, "O Serviço Social é como uma tecnologia social que está estreitamente relacionada ao desenvolvimento da noção de cidadania". Sendo assim, quando nos referimos à cidadania, e principalmente à sua noção, estamos falando de direitos e deveres dos indivíduos mediante ao Estado, realidade que não está em vigor para muitas pessoas, em especial, a população em situação de rua, visto que essa parcela não possui moradia, segurança, alimentação, educação, saúde.
Portanto, o Serviço Social mediante a questão das pessoas em situação de rua busca firmar os direitos sociais dessa população através de ações implicadas com a cidadania e com a democracia, quebrando com esse cenário de exclusão, repondo o sujeito na vida social e agregando-o a serviços e programas, além de compreender sobre a trajetória dos indivíduos e quais são suas perspectivas de projetos de vida.
...