A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Por: Elyfernandes • 3/7/2019 • Artigo • 12.100 Palavras (49 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM
PAULA HANNA DA SILVA BARROS
AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO
NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: revisão integrativa
IMPERATRIZ
2019
PAULA HANNA DA SILVA BARROS
AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO
NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: revisão integrativa
Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão/Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel em enfermagem.
Orientadora: Prof. Esp. Mônica Santos Lopes Almeida
IMPERATRIZ
2019
Ficha catalográfica
PAULA HANNA DA SILVA BARROS
AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: revisão integrativa
Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão/Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.
Aprovada em: _____/____/_____
BANCA EXAMINADORA
______________________________________________________
Prof. Esp Mônica Santos Lopes Almeida (Orientadora)
Esp. Obstetrícia
______________________________________________________
Professor 1
Titulação
______________________________________________________
Professor 2
Titulação
.
Dedico este trabalho a mulher que me deu a vida. Me ensinou os primeiros passos, as primeiras palavras, e que esteve sempre ao meu lado. Teu amor, teu carinho, teu colo sempre acolhedor. Você sempre foi e será minha força. Obrigada por tudo, você é meu exemplo em frente aos desafios desta vida. Dedico este trabalho a Maria Radjane da Silva, minha mãe.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida e por ter me proporcionado chegar até aqui, porque sem ele eu jamais conseguiria.
Agradeço imensamente aos meus pais Amisael e Radjane por toda dedicação e paciência, pelo amor incondicional, eu sei que não foi nada fácil, teve dias que queriam desistir pelo financeiro, mais Deus nos concedeu chegar até aqui, sei de cada esforço que deram por mim, contribuindo diretamente com minha formação.
Agradeço a faculdade pelos anos proveitosos que passei, pelas pessoas especiais que entraram e permaneceram em minha vida, pela amizade sincera e verdadeira que fiz desde o primeiro dia de aula, no qual encontrei uma grande amiga Kamila Brunoro, aonde de cara nos identificamos, sei que não ficamos juntas como queríamos pois os planos de Deus foram outros, só que o mais importante foi que nossa amizade permaneceu mesmo diante das adversidade, agradeço a Deus pela nossa amizade e por sua família que me acolheu desde sempre. Thyago Fontes também esteve sempre com a gente nesses 5 anos de curso, mesmo de longe, e sou muito feliz por ter vocês dois como amigos, foi na faculdade que eu pude reconhecer a verdadeira expressão “da faculdade pra vida”.
Agradeço também ao meu grande grupo G1, meninas vocês foram essenciais na minha vida acadêmica, Carlos André, Delmara Brito, Leticia Gabriele, Sabrina Silva, Zelma Rocha. Em especial a Leticia e Delmara, que me adotaram e me acolheram em suas casas por alguns períodos, meu muito obrigada por tudo.
A professora Mônica Lopes minha orientadora, que não hesitou em me ajudar desde o projeto à monografia, me dando apoio e suporte juntamente com o professor Wherveson Araújo, sem vocês eu não conseguiria concluir mais essa etapa.
E de modo especial, agradeço a todos os professores que contribuíram para minha formação acadêmica, bem como profissional.
“Ser autor de nossa própria história é o nosso mais solene direito e o nosso mais importante desafio.”
(Augusto Cury)
RESUMO[pic 2]
No período gestacional é fundamental um cuidado diferenciado à mulher e de uma assistência eficaz que visa acompanhar, orientar, informar a gestante para a promoção de uma gravidez livre de possíveis intercorrências. A assistência pré-natal tem o intuito de identificar de forma adequada e precoce aquelas pacientes com maior probabilidade de apresentar uma evolução desfavorável, e acolher a mulher desde o princípio de sua gestação. Deste modo, o enfermeiro desenvolve papel essencial na assistência e nas ações educativas no pré-natal de baixo risco. Objetivo: Descrever as ações educativas realizada pelo enfermeiro no pré-natal de baixo risco na rede de atenção básica de saúde. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu nas principais bases de dados: Lilacs, Scielo e Bdenf. Utilizou-se como critérios de inclusão: artigos com idioma em português, disponíveis na integra, entre o período de 2015 a 2019. Foram selecionados 7 artigos que corresponderam aos critérios de elegibilidades. Resultados e discussões: A partir dos resultados encontrados percebeu-se que a maioria dos estudos voltados para as ações educativas realizadas pelo enfermeiro durante o pré-natal de baixo risco foram entre os anos de 2015 a 2019. Quanto ao tipo de estudo, a maior parcela utilizou-se abordagem qualitativa. A população do estudo foram 264 gestantes e 25 enfermeiras com base na análise dos artigos emergiram-se duas categorias: 1) Percepção da gestante frente ao pré-natal e 2) Contribuições do enfermeiro no pré-natal. No entanto, ainda se constata que é necessário o aprimoramento de medidas educacionais em saúde para este público, uma vez que ainda se observa baixo envolvimento dos parceiros e de outros familiares. Considerações Finais: A pesquisa esclarece que às contribuições do enfermeiro no pré-natal, deve estabelecer no momento da consulta de enfermagem um trabalho de educação em saúde, de forma dinâmica de forma a educar a mulher a cuidar dela e concomitantemente da gestação, abrangendo os diversos assuntos que envolvem esse período, tais como: cuidado com a higiene corporal, atividades físicas, o desenvolvimento da gestação, prática de atividade sexual durante a gravidez, preparo para o parto, ressaltar a importância do planejamento familiar e os cuidados com o recém-nascido.
...