A Violência contra a Mulher
Por: analucia • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 9.449 Palavras (38 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
NOME DO ALUNO
ANA LUCIA FELIZARDO
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
ARIQUEMES – RO
2014
[pic 2]
NOME DO ALUNO
ANA LUCIA FELIZARDO
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito total na obtenção do Título de Pós-graduação-Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
Orientadoras Prof.ª Adary Rosana Moreira Goes
ARIQUEMES– 2014
FELIZARDO, Ana Lucia, Violência contra a mulher. 2016. 40p. Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Norte do Paraná, ariquemes– 2014.
RESUMO
Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as classificações de violência, especialmente nas situações de violência contra à mulher, abordando também alguns dos principais recursos legais direcionados na prevenção e amparo dessas mulheres. Identificando os tipos de violência sofrida pelas mulheres praticada por atuais ou ex,companheiro. Analisando os motivos que levam à violência doméstica. Mostrando o alcance da Lei Maria da Penha na prevenção da violência e na punição após esta acontecer. Essas mulheres vítimas de violência doméstica omitem a denúncia, e continuam a viver ao lado de se companheiro. Esta discussão deve servir para alertar mulheres quanto a seus direitos sociais e pessoais no que tange a sua autonomia, procurando para isso todos os meios necessários para que a violência não aconteça, e caso já tenha passado por isso, não volte a repetir. O estudo mostra as causas e as consequências que este tipo de violência deixa na sociedade. Trabalhando a bibliografia disponível em livros, revistas, sites, e notícias de jornal televisionado e escrito sobre o assunto tratado.
Palavras chaves: mulher, violência, Lei Maria da Penha.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. A VIOLÊNCIA 9
1.1 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 11
1.2 A VIOLÊNCIA DE GENÊRO COMO PROBLEMA SOCIAL 13
1.3 A VIOLÊNCIA COMO REFLEXO DA SOCIEDADE 14
1.3.1 Modelo de sociedade 16
2 CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA DE GENÊRO 18
2.1 CAUSAS MAIS COMUM 18
2.2 CONSEQUÊNCIAS 19
2.2.1 Consequências emocionais e psicológicas 19
2.2.2 Consequências físicas 20
2.2.3 Consequências na família 21
3 O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA 23
3.1 A FAMÍLIA E SEU PAPEL 23
3.2 A VÍTIMA E SUA ATITUDE 24
3.3 OS ÓRGÃOS DE DEFESA 24
3.3.1 A lei Maria da Penha - Histórico e alcance 25
3.3.2 Serviço Social 28
3.3.3 Políticas Públicas 29
3.4 AS LEIS DE PROTEÇÃO 29
CONCLUSÃO 33
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35
INTRODUÇÃO
Este trabalho realizado através de pesquisa bibliográfica mostra o entendimento da violência em suas diversas faces, identificando as mais comuns, os motivos que levam a ela, quais as reações que as mulheres vítima de violência têm em seguida, e quais as consequências deixadas na família.
Trata-se da Violência doméstica contra a Mulher no município de Ariquemes e esta parte foi por meio das reportagens locais, televisionado e em sites, analisando a incidência desse tipo de violência em Ariquemes. A partir disto realizando uma análise do alcance da lei quanto à prevenção de que a agressão volte a acontecer.
Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 33,86%, a agressão é semanal. Esses dados foram divulgados no Balanço dos atendimentos realizados de janeiro a outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher (Compromisso e Atitude 2016)
Na tentativa de entender quais são os fatores que podem contribuir para uma diminuição da violência, ou uma maior representatividade de mulheres que se encorajam a denunciar os agressores.
Compreendendo as faces e consequências na família quanto à violência sofrida pela mulher em Ariquemes
Mostrando às mesmas que formando um padrão cultural de que a violência contra a mulher e inaceitável esclarecer quanto aos seus direitos alertando sobre a necessidade de quebrar o silencio e denunciar aos órgãos competentes, mostrar a elas que não podemos nem devemos aceitar mais esse tipo de tratamento.
Quando as mulheres passaram a reclamar por seus direitos, notou-se uma maior atenção com relação à violência doméstica, manifestado por grupos feministas que lutam para eliminar esse tipo de violência.
...