AS ATRIBUIÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL E AS PRÁTICAS NO SERVIÇO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Por: Carla Marques • 1/5/2022 • Trabalho acadêmico • 4.701 Palavras (19 Páginas) • 157 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CARLA ALESSANDRA MARQUES RIBEIRO
ISABELA CAROLINE CORREIA DA MOTA
RAFAELA DE OLIVEIRA
THAUANNY ARIELLY PEREIRA TAVARES
ANÁLISE DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CAMPINAS 2022-1
CARLA ALESSANDRA MARQUES RIBEIRO
ISABELA CAROLINE CORREIA DA MOTA
RAFAELA DE OLIVEIRA
THAUANNY ARIELLY PEREIRA TAVARES
ANÁLISE DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas referente ao 5° semestre do Curso de Serviço Social/ UNIP Campinas/Swift
Orientadora: Prof.ª Ma. Adriana Cristina Gatti
CAMPINAS 2022-2
RESUMO
A pesquisa abordada compreende na análise das avaliações do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), nos anos de 2004, 2007, 2010 e 2013 sob a perspectiva de destacar a singularidade dos conteúdos do curso de Serviço Social, a fim de examinar o nível de rendimento e aprendizagem que serão exigidos aos graduandos e futuros profissionais, como também a avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES). Fundamenta-se em levantar uma discussão sobre os núcleos e temáticas propostas, suas implicações e contribuições para a categoria profissional nas disciplinas de ordem curricular obrigatória para a formação e práxis do Assistente Social. Para isso, tem-se a construção de um gráfico permitindo tal observação com os referidos núcleos que englobam a maiorias das questões, como: Projeto Ético-Político, Políticas Públicas, Questão Social, Código de Ética profissional e Estatuto da Criança e do Adolescente. Procura ainda, indicar uma reflexão sobre o Sistema Educacional e seus rebatimentos no conjunto de trabalhado multidisciplinar do Serviço Social com o Ministério da Educação (MEC).
Palavras-Chave: ENADE; Serviço Social; Assistente Social; Práxis Profissional.
SUMÁRIO
Apresentação............................................................................................... 4
Capítulo I ......................................................................................................5
1 Perspectiva Sócio-histórica do Serviço Social .........................................5
2 Reconhecimento do Serviço Social como profissão ................................6
3 Diretrizes Curriculares da formação em Serviço Social ...........................8
- Práxis profissional ................................................................................10
Capítulo II ................................................................................................... 11
1 Correlação do Conteúdo Curricular com ENADE...................................11
2 Análise Gráfica das Questões do ENADE..............................................12
Capítulo III ....................................................................................................12
1 Contribuição do ENADE com a Formação e Qualificação Profissional..13
2 Pertinências e Potencialidades do ENADE para a formação e práxis Profissional...........................................................................................15
Considerações finais ...................................................................................15
Referências ............... .................................................................................16
APRESENTAÇÃO
O trabalho a seguir se dispõe a apresentar uma pesquisa aprofundada sobre o ENADE: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, com foco entre os anos de 2004, 2007, 2010 e 2013 na perspectiva da análise das questões e desenvolvimento dos estudantes do curso de graduação de Serviço Social e sua cooperação para formação profissional.
Em seu primeiro capítulo, abordaremos acerca da gênese e trajetória da profissão, seu surgimento no Brasil, e os principais marcos teóricos e legais que culminaram para o reconhecimento, diretrizes e práxis na construção histórica e qualificação da categoria.
Por sua vez no segundo, ressaltaremos a relação e articulação das questões com os núcleos selecionados no cotidiano universitário e profissional, que serão demostrados por meio de um gráfico elaborado pelas autoras para tal análise.
Ademais no terceiro, procuraremos observar as áreas do saber expostas, considerando se os mesmos estão fundamentados para que o perfil profissional caminhe na direção da reflexão da realidade, postura crítica e investigativa para realização de uma intervenção efetiva, criativa e eficaz.
CAPÍTULO I
1 Perspectiva Sócio-histórica do Serviço Social
As desigualdades sociais, durante a Revolução Industrial, devido a exploração da força de trabalho, pobreza e condições de vida insalubres marcaram a criação da Sociedade de Organização da Caridade, em 1869, pela união da Igreja com a Burguesia, motivada a fornecer a assistência aos trabalhadores como uma forma de controlar a pauperização, surgindo assim os agentes sociais, responsáveis por propagar os ideais da ordem vigente em suas ações filantrópicas.
Nos Estados Unidos, pós crise 1929, o cenário de alastramento das expressões da Questão Social era uma recorrente, sendo assim, houve o crescimento da necessidade por ações sociais no país, e como consequência o número de Assistentes Sociais passou por um notório aumento.
A “questão social”, nesse enfoque, era vista de forma bastante reducionista, como manifestação de problemas individuais, passiveis de controle através de uma prática social cada vez mais nitidamente concebida como uma atividade reformadora do caráter (MARTINELLI, 2003, p. 114).
...