TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise politica nacional de humanização da interface como projeto politico e social

Por:   •  22/12/2015  •  Monografia  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

                O Serviço Social esta inserido no processo técnico de trabalho do meio de                                    produção capitalista e tem como objetivo diminuir as expressões da Questão Social.

O processo de trabalho dentro do meio de produção capitalista ocorre através da dominação dos meios de produção. E consequentemente o seu produto, desta maneira o homem deixa de atender as suas necessidades sociais para atender as necessidades do capital. Isso ocorre por conta da venda da força de trabalho do proletariado para o capitalista se tornando apenas uma extensão das máquinas, fragmentando o trabalho.

Historicamente o Serviço Social se comprometeu com a classe trabalhadora, Porém o Serviço esta inserido no processo sócio técnico do trabalho, no meio de produção capitalista, ele também atende os interesses do capital.

Como o Serviço Social esta inserido no processo de trabalho, do meio de produção capitalista, ele também sofre com a fragmentação do trabalho, atendendo apenas uma parcela dos objetivos institucionais daquele trabalho coletivo, tendo seu trabalho parcelado em diferentes atividades laborativas por meio da alienação.

O controle capitalista sobre o processo de trabalho acontece por meio da compartimentalização do trabalho que dessa forma o trabalhador fica alheio a sua produção, e o produto ocorrendo a Alienação, e também por meio da compartimentalização que ocorre a distinção entre os que pensam sobre o trabalho, e os que executam. Sendo que o que pensam sobre o trabalho esta inserida o papel da gerência, já que ela organiza e controla o processo de trabalho, a fim de extrair o máximo do trabalhador para aumentar a produção do excedente.

O controle do capital sobre o processo de trabalho do Assistente Social ocorre por meio da alienação e fragmentação do trabalho que por sua vez precariza as condições de trabalho.

O setor de serviço diante do contexto de reestruturação produtiva vem sofrendo com a racionalização, precarização, congelamento dos salários dentre outros. Sendo estas as estratégias utilizadas pelo capital para aumentar os seus lucros, não só na área industrial, mas também na área de serviços.

O serviço é uma área de trabalho que esta associada à acumulação capitalista dentro desta conjuntura o Serviço Social atua na produção das condições necessárias à manutenção do processo social de reprodução. Isso ocorre através das Políticas Públicas ou privadas, já que esta atua nas condições primárias da manutenção da vida como saúde, educação, segurança, comércio, etc. Ocorrendo tanto na esfera material ou espiritual.

A categoria processo de trabalho contribui para compreensão dos principais problemas na atuação das Assistentes Sociais, por meio de uma compreensão crítica e reflexiva da sua atuação. Dentro do processo técnico de trabalho de meio de produção capitalista, desta maneira o Assistente Social terá discernimento e a autonomia para lidar com os principais fenômenos do campo labor ativa.

O texto faz uma analise crítica sobre o processo de trabalho e como o Assistente Social este inserido dentro desta categoria. No seu início ele explicita a categoria, processo de trabalho, dentro da conjuntura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com