Atps Pesquisa
Por: patty23021988 • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.580 Palavras (19 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES ANHANGUERA GUARULHOS-SP
CURSO: Serviço Social
DICIPLINA: Pesquisa em Serviço Social
PROFESSOR EAD: Edilene Xavier Rocha Garcia
PROFESSOR PRESENCIAL: Helena Alves Macedo
NOMES: RAs:
Crislaine Aparecida Almeida 7189533493
Eduarda Ramos Santos 6944438559
Elaine Fiais 7122322213
Patrícia Gomes De A. Moitinho 6506273168
Guarulhos, 21 de setembro de 2015.
Índice
Introdução 3
Levantamento de Literatura 4
Problemática 6
Hipótese 7
Objetivo da Pesquisa 7
Justificativa 8
Metodologia 10
Considerações Finais 10
Cronograma 12
Referências 13
Introdução
Faz-se totalmente necessário para nossa atuação como profissional de Serviço Social, o conhecimento teórico para fundamentação da prática, desta forma as competências teórico-metodológico, técnico-operativa e ético-política, devem andar em unidade.
Observar as questões sociais com conhecimento em todas as dimensões, pois só assim atingiremos a qualidade de um trabalho com enfoque no interior do conjunto das ciências sociais.
Essa pesquisa então nos dará enquanto profissionais de Serviço Social, uma discussão política, favorecendo a atuação do assistente social em programar as políticas públicas na sociedade.
A pesquisa em Serviço social possui um grande valor e relevância, para o desenvolvimento de um profissional qualificado, podendo assim atender as necessidades do cotidiano. Uma vez que esta profissão teve sua origem com uma postura assistencial e messiânica, voltada a atender a demanda imediata, da população menos assistida pelo poder público. Com postura embasada no conservadorismo, presente até hoje nas atitudes profissionais.
A importância da pesquisa então, se dá na capacidade do domínio ao conhecimento e a ciência.
Uma vez que, adquirimos o conhecimento que é obtido através da pesquisa, nos tornamos cada vez mais aptos para ações conscientes, que nos permiti transformar a realidade, agindo com precisão, certeza e segurança.
Desta maneira, buscamos através de estudos e vivencia com os idosos em situação de rua, tentar compreender o que os levou até essa condição e permanecer nela. Notando que seu envelhecimento nas ruas e sua condição de vulnerabilidade são crescentes e preocupantes. Uma vez que o poder público, não esta preparada para tal enfrentamento.
Com apontamentos, dados e ouvindo relatos dos próprios cidadãos uns lúcidos e outros já na senilidade; podemos perceber a necessidade de uma intervenção imediata do Estado, buscando não apenas amenizar, mas ter um olhar, amplo, crítico e responsável, diante da problemática em questão: idoso em situação de rua, como atende-lo, acolher.
Tendo em vista que a população mundial esta envelhecendo cada vez mais rápido, não é diferente a situação da população da cidade de São Paulo, e em especial nesta pesquisa a população de rua e idosa da cidade, sendo assim, São Paulo Esta preparada para a crescente demanda da população idosa em situação de rua?
“Não será possível pescar nenhum peixe razoável, sem pensar no anzol e na rede, sem distinguir o rio do mar, sem conhecer linhas e iscas, sem apanhar chuva e sentir o sol. Gandin (2011)
Levantamento de Literatura
Buscando responder a quentão social referindo se a população idosa em situação de rua da cidade de São Paulo, este Projeto de Pesquisa se ateve a coletar informações junto a órgãos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Estatuto do Idoso, SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), artigos acadêmicos e outros; com intuito de realizar um projeto fundamentado em dados científicos para garantir êxito na sua execução.
...