Direitos Sociais e Competências Profissionais
Por: Bárbara Ruana • 21/6/2017 • Resenha • 672 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Direitos Sociais e Competência Profissionais
Discente: Bárbara Ruana Folgado Muniz
O Serviço Social na cena Contemporânea
Marilda Villela Iamamoto
Neste texto vemos a proposta de conceito, e visão do serviço social na atualidade, é possível destacar a compreensão do que envolve a profissão, seus desafios, suas limitações, seus dilemas, suas obrigações e claro de qual real papel do assistente social. Partimos do ponto em que se analisa a luta pelos direitos que hoje é também uma luta contra o capital, parte de uma acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento.
O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta feição acadêmico profissional e social renovada, está voltada a defesa do trabalho e do trabalhador, da liberdade, da igualdade e da justiça, da luta pela democracia social e do Estado, com forte presença das lutas operárias que impulsionaram a crise da ditadura militar. O Serviço Social teve sua partição nesses tempos difíceis de crise e sua atuação condicionou novos processos de pesquisa e regulamentação da profissão. O Serviço Social brasileiro construiu um projeto profissional radicalmente inovador e crítico, com fundamentos históricos e teóricos-metodológicos extraídos da tradição marxista.
Os espaços que o assistente social ocupa no Estado estão na esfera do poder executivo, legislativo e judiciário, ocupam também espaço nas empresas privadas capitalistas, em ong’s e na acessória a organização e movimentos sociais. Nesses espaços os (as) assistentes sociais atuam na formulação, planejamento e execução de políticas públicas, nas áreas da educação, saúde, previdência, assistência social, meio ambiente, habitação, saneamento, entre outras, com único objetivo que é o de defesa dos direitos da população subalterna, marcando presença também em processos de organização e formação política de seguimento direcionado aos trabalhadores.
O assistente social ainda ocupa vários outros espaços no seu campo profissional como o de acessórias, consultorias e supervisão, na gestão e avaliação de políticas e programas sociais bem como já citados acima, ainda também fazer estudos nas áreas sócias, sentenças e decisões no campo sócio-jurídico, orientação social a indivíduos e grupos familiares afetados predominantes nos grupos de trabalhadores subalternos, realizam práticas educativas, além de exercerem também práticas de magistério, supervisão e direção acadêmicas. O campo de trabalho do assistente social é bem extenso, mas ao mesmo tempo bem limitado, a final ele também um profissional assalariado tem obrigações e protocolos a serem seguidos, mas ainda sim lhe resta alguma autonomia para atuar em prol da classe trabalhadora diante do capitalismo excessivo a “ questão social” ainda é assunto a ser tratado e discutido por muito tempo, pois enquanto houver classes desfavorecidas vai haver assistência social para ajudar nessas questões viabilizando o acesso aos direitos e aos meios de exerce-los.
Já desde a década de 1980 que o Serviço Social é tido como especialização do trabalho da sociedade. Ao indagar-se sobre o significado social do Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais, tem se um ponto de partida e um norte quanto a profissão. A reprodução das relações sociais na sociedade capitalista na teoria social crítica e entendida como reprodução desta sociedade em seu movimento e em suas contradições: a reprodução de um modo de vida e de trabalho que envolve o cotidiano da vida social.
...