TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PORPULAR EM SAÚDE

Por:   •  29/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA-CAV

SAÚDE COLETIVA

PROJETO DE EXTENSÃO

A ARTE DE SER IDOSO - EM CASAS GERIÁTRICAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO- PE

DEZEMBRO 2015

ORIENTADOR: ALEXSANDRO MACHADOS

COLABORADORES:

LARISSA RAIANNE SANGUINETE MONTEIRO DOS SANTOS

MAGNA FRANCIELLE BARBOSA DA SILVA

RITA DE CÁSSIA FRANCIELE LIMA

TARCIANA MARIA DA COSTA SOUZA

VICTÓRIA FARIAS DO NASCIMENTO

A ARTE DE SER IDOSO - EM CASAS GERIÁTRICAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

Projeto de Pesquisa elaborado para a obtenção da nota da disciplina Educação Popular em Saúde 3° período de Saúde Coletiva, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE- Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão- CAV sob a orientação do professor Alexsandro Machado.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

DEZEMBRO 2015

1.Justificativa

Esse projeto será desenvolvido extra-muro com a integração entre a universidade e a instituição geriátrica, para que discentes e docentes possam executar atividades de educação em saúde, entendendo o funcionamento da casa dos pobres, bem como as políticas públicas presentes na instituição e proporcionar aos envolvidos no projeto vivenciar a realidade de idosos institucionalizados, publico esse considerado desvalorizado pela sociedade.

(falar de outros estudos que mostram a desvalorização do idoso. Ex: Capitalismo; Questão cultural quanto a sabedoria do idoso e a mudança do prfil do isoso; Falta de políticas publicas para o idoso, etc.)   

A aplicação e o desenvolvimento deste projeto irá proporcionar momentos inesquecíveis através do fazer arte para os idosos, promovendo assim o entrosamento, relaxamento, diminuição da ansiedade e tristezas , impaciência e angustia, elevando a autoestima e o bem estar. O idoso não fará grandes obras, mas terá a oportunidade de aprender com elas, de ser ouvido pelos colaboradores e de receber atenção, que em muitos casos é o que muitos deles precisam, assim como todo individuo.              

2. Introdução

O aumento da população idosa é um fenômeno mundial e, no Brasil, ocorre de forma bastante acelerada, resultante principalmente do declínio da fecundidade. Tem-se verificado nas últimas décadas, de acordo com os dados demográficos que entre os anos 1960 e 2025, o país passará da 16ª para a 6ª posição mundial em termos de número absoluto de indivíduos com 60 anos e mais (LEBRÃO, M.L., 2007; MAZZA, M.M.P.R. et al, 2004).  

          Contextualizar o crescimento populacional no BRASIL, em PERNAMBUCO e em VITÓRIA.

O envelhecimento é um processo natural onde o individuo sofre alterações fisiológicas, morfológicas e bioquímicas tornando-os mais vulneráveis a processos patológicos e a limitações funcionais, desta forma, o envelhecimento populacional se traduz em uma maior carga de doenças na população, mais incapacidades e aumento do uso dos serviços de saúde (LEBRÃO, M.L., 2007; MAZZA, M.M.P.R. et al, 2004).

Com as limitações presentes no envelhecimento, boa parte os idosos tornam-se dependentes para realização das atividades do dia a dia necessitando assim de alguém responsável, muitas vezes seus familiares, que por dificuldades no processo de cuidado, como a falta de tempo, insuficiência de pessoas da família para cuidar, abandono, insuficiência financeira, dentre outras, são alguns dos motivos de inserção desses idosos em casas geriátricas, instituições que tem como objetivo garantir e atender as necessidades básicas do ser humano, por meio de um conjunto de ações e medidas planejadas, para melhoria da condição de vida (PESTANA, L.C. et al, 2008).       

A Educação em Saúde é um campo de extrema importância, pois visa o planejamento de estratégias e realização de práticas voltadas para a prevenção e promoção da saúde impulsionando assim uma melhor qualidade de vida. É nesse contexto que os profissionais da saúde devem estar capacitados, a fim de promover a saúde do idoso e fazer com que o envelhecimento seja saudável e ativo, como preconizado nas políticas públicas de saúde (MALLMANN, D.G. et al, 2015).               

                    Muitas vezes a pessoa idosa não é tratada adequadamente e infelizmente desconhecem seus direitos regulamentados pelo estatuto do idoso que estabelece medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, determina obrigações das entidades assistenciais e estabelece penalidades para uma série de situações de desrespeito aos idosos (SENADO FEDERAL, 2003).

O envelhecimento populacional está ocorrendo em um contexto de grandes mudanças sociais, culturais, econômicas e institucionais, contudo visa-se a necessidade de planejar ações para melhorar a saúde de toda a população idosa, e é de extrema importância a proposta de cuidado em saúde na integração entre a Universidade Federal de Pernambuco – CAV e as casa geriátrica localizada no município de Vitória de Santo Antão -PE.

3. Objetivos

3.1 Objetivo Geral

  • Viabilizar a socialização e a integração dos grupos de idosos que são assistidos pelas casa dos pobres no município de Vitória de Santo Antão. (Politicas publicas e estatuto do idoso)

  1. Objetivos Específicos
  • Realizar atividades, como oficinas de pintura, customização e outras dinâmicas, proporcionando para os idosos um momento de troca de experiências (contação de histórias)
  • Fazer uma pesquisa-ação de como é o funcionamento das casas geriátricas e se estão correlacionados com as políticas publicas e o estatuto do idoso.  

4. Procedimentos Metodológicos

Esse projeto de pesquisa será desenvolvido na Casa dos Pobres, a mesma sendo de punho filantrópico, o público alvo será os idosos, institucionalizados na casa presente no município de Vitória de Santo Antão–PE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com