O Êxodo Rural e os Reflexos
Por: elilinda77 • 16/9/2015 • Relatório de pesquisa • 369 Palavras (2 Páginas) • 527 Visualizações
Êxodo Rural e os Reflexos
A migração da população para os grandes centros urbanos brasileiros (êxodo rural) ocorreu nos séculos XIX e XX, onde as famílias buscavam melhores condições de vida, deixando suas cidades de origem, perdendo a capacidade produtiva e condições de subsistência.
O primeiro grande marco deste movimento aconteceu em 1879, onde um milhão de pessoas deixaram o sertão brasileiro rumo aos centros urbanos, quando uma grande seca que provocou a agricultura, perda de rebanhos e causou a morte de duzentas mil pessoas decorrente da fome, sede e doenças trazidas pela miséria e desnutrição.
Na década de 60 e 80, aconteceu o maior êxodo rural no Brasil, quando 15 milhões de pessoas abandonaram o campo, em direção aos centros urbanos. Sendo 33% da população rural do inicio da década de 60.
Esse fato ocorreu no governo do Presidente Juscelino Kubistchek que investiu no desenvolvimento industrial das grandes cidades da região sudeste, onde foram instaladas diversas empresas multinacionais, principalmente montadoras, absorvendo grande massa de trabalhadores nordestinos.
Causas
A causa na zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo, como exemplo: Os fatores climáticos (a seca) a questão da má distribuição de terras e a falta de incentivo á atividade agrária do governo. O qual contribui para o aumento considerável para as cidades grandes e centros financeiros.
Também devido o crescimento econômico de determinadas regiões, os campos se modernizaram e o trabalho manual e braçal foi substituído pelas maquinas, ocorrendo ai a migração.
Consequências
A chegada de grandes números de trabalhadores rurais ao meio urbano, e a cidade despreparada para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalhos dignos. E esse processo aumenta em grandes proporções nos bairros e periferia, sofrendo carência de hospitais, escolas e todo tipo de atendimento.
Os municípios também sofre com a diminuição da população local, diminuindo a arrecadação de impostos, a produção agrícola e entrando em crise.
Obra: Retirantes – Cândido Portinari, 1944-1945.
Fonte:<www.portinari.org.br>
Candido Portinari conseguiu relatar nessa obra o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do país. O quadro Os Retirantes de 1944, expõe o sofrimento das pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.
Eles fugiam dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de
...