O Capital - Karl Marx
Por: Carina Carvalho Vargas • 15/2/2024 • Resenha • 2.794 Palavras (12 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO LATINO AMERICANO DE
TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E
TERRITÓRIO (ILATIT)
SERVIÇO SOCIAL
O CAPITAL - KARL MARX
Foz do Iguaçu-PR
2023
Carina Carvalho Vargas
Trabalho de Avaliação da disciplina Questão Social e Serviço
Social do curso Serviço Social em forma de resenha do capítulo
23 do livro “O Capital” de Karl Marx apresentado a Universidade
Federal da Integração Latino-Americana.
Orientadora: Profa. Talita de Melo Lira
Foz do Iguaçu-PR
2023
Biografia Karl Marx
Marx nasceu em Tréveris, Alemanha, em 5 de maio de 1818. Seus pais eram Judeus convertidos ao cristianismo, mas Marx não era lá tão religioso, seu pai Herschel Marx era advogado e conselheiro de justiça, sua mãe Henriette Pressburg o criou com mais 8 irmãos, quando ele tinha 17 anos em 1835, Karl começou a estudar direito na Universidade de Bonn e matriculou-se em 1836 como aluno de graduação na Universidade de Berlim. Em 1841, ele obteve seu doutorado em Filosofia.[pic 2]
Marx trabalhou em um jornal onde fazia muitas críticas o que acabou fazendo com que ele perdesse sua cidadania prussiana ele foi exilado para Paris na França, em 1843 se casou com Jenny von Westphalen com quem teve sete filhos foi la também onde se envolveu com grupos socialistas que lutavam por reformas políticas no sistema de governo da França e conheceu Friedrich Engels com quem escreveu algumas de suas obras: A Ideologia Alemã, A Sagrada Família entre outras. Em 1848, ele publicou O Manifesto Comunista, no qual delineou suas teorias sobre o comunismo, bem como sua futura implementação na sociedade. Mais seus trabalhos mais famosos são intitulados O Capital e a Crítica da Economia Política. Karl arrumava inimigos por onde passava talvez por ser o primeiro a ter coragem de fazer críticas ao capitalismo, apresentar a luta de classes e incitar revoluções, Marx faleceu em 1883 com 64 anos e apesar dele não ver isso se concretizar suas ideias ainda são muito relevantes hoje e continuam a influenciar a teoria política, a economia e o pensamento social em todo o mundo.
IDEIAS PRINCIPAIS DO CAPÍTULO 23
A lei geral da acumulação capitalista
No capitulo 23 Marx vai, expor as facetas do capital, como a acumulação de capital afeta o processo de produção e trabalho, reduz o capital variável e como o desenvolvimento da superpopulação afeta o preço do trabalho.
A teoria do capital de Marx é bastante simples: ele argumenta que se você quer entender como os capitalistas ganham dinheiro, você precisa entender sua relação com o capital constante e variável.
Neste livro, Marx entra em grandes detalhes sobre como essas duas formas de capital estão relacionadas e como elas funcionam dentro do capitalismo. Ele explica que uma forma de capital, o capital constante- é necessária para o processo de produção porque nos permite produzir ferramentas ou máquinas que nos permitem continuar produzindo bens. O outro tipo de capital, capital variável- é o que nos permite ganhar mais dinheiro à medida que avançamos.
O capitalismo é baseado no capital constante (ferramentas/máquinas/etc.) e no trabalho variável (trabalhadores). Ao permitir que os trabalhadores vendam sua força de trabalho por um salário, o capitalista tornou possível que eles comprassem essas ferramentas/máquinas apenas com o dinheiro que ganharam com a venda de sua própria força de trabalho! Isto cria um ciclo infinito para os capitalistas por meio disso entendemos o quanto o trabalhador é explorado, as relações sócias do modo de produção se baseiam na expropriação do que é produzido por uma classe (proletariado) por outra (burguesia), basicamente os que trabalham não lucram e os que não trabalham lucram.
...