OS MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO
Por: Izabella Lima de Melo • 7/4/2020 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
EMEFM PROFESSOR DERVILLE ALLEGRETTI
ENSINO MÉDIO
IZABELLA LIMA DE MELO N°14 3EMD
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO
SÃO PAULO
NOVEMBRO DE 2019
IZABELLA LIMA DE MELO N°14 3EMD
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia
como parte da avaliação do 4° Bimestre.
Professor orientador: Felipe Gonçalves
SÃO PAULO
NOVEMBRO DE 2019
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO:
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), surgiu no Brasil em 1997, conseguindo visibilidade na segunda década do século XXI. Sua origem está interligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MTS), movimento camponês que tinha como objetivo realizar uma reforma agrária para melhorar as condições de vida no campo. Já os trabalhadores sem teto reivindicam e lutam pelo direito constitucional de uma moradia digna.
Este movimento social protesta contra a desigualdade habitacional nas cidades, onde poucas pessoas possuem mais de um imóvel enquanto muitas estão sem teto e ele se sustenta a partir de estimativas alarmantes, pois uma pesquisa revelou que, por volta de seis milhões de famílias brasileiras, não possuem qualquer tipo de acesso à moradia, ou seja, a habitação precária e a coabitação familiar são, sim, um grave problema. Sendo abusivo o preço dos alugueis, que chegam a ultrapassar os 30% da renda familiar, assim, o preço abusivo praticado pelo mercado, sem qualquer verificação do Estado, contribui ainda mais para essa situação. Segundo o MTST, o Estado deveria intervir para fiscalizar situações alarmantes e abusivas, já que a Constituição também afirma que todo cidadão tem direito à um salário mínimo que seja suficiente para garantir sua moradia.
As Atuações do MTST consistem em manifestações e ocupações de imóveis que se encontram em situações de irregularidade, com o intuito de mobilizar e pressionar as autoridades pela desapropriação desses imóveis (a desapropriação ocorre quando a justiça pública considera que uma propriedade de terra está irregular e, por isso, o proprietário perde a o direito de propriedade sobre a terra).
Portanto, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto é tradicional pois busca transformação na estrutura econômica e social para superar as condições de opressão da classe trabalhadora, tanto no campo quanto na cidade, lutando por redistribuição, igualdade material, onde todos possam ter uma moradia digna.
...