TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Públicas

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

A implementação de políticas públicas de qualidade no Brasil não costuma ser tão debatido pelos parlamentares do país ,a avaliação de políticas públicas é uma prática que agrega transparência à Administração Pública, que torna mais eficiente o gasto do governo e que, em última instância, honra o cidadão pagador de  tributos, a sociedade democrática brasileira faz com que o Estado seja cada vez mais questionado no desempenho de suas funções, bem como na efetividade de suas ações para mudar a realidade socioeconômica do País. O planejamento das ações para o desenvolvimento da iniciativa, a definição dos agentes encarregados de implementá-la, o levantamento das normas disciplinadoras pela qual será regida, até a fundamental avaliação de impactos, sejam potenciais – em uma avaliação que estabelece expectativas e justifica a aprovação da política – sejam reais, medidos durante ou após sua execução. Assim, ficam evidenciados dois grupos: o de controle, cujos integrantes não receberam a política pública a ser avaliada, e o intitulado grupo de tratamento, cujos membros se beneficiaram da política. A aferição do impacto na variável escolhida baseia-se nos dados de ambos os grupos, antes e depois da execução da política pública, elas afetam determinados grupos da sociedade fazendo com que o as atitudes governamentais realizadas ou não atinjam pessoas de diversos grupos.

 É importante criar critérios para as decisões judiciais sobre o direito à saúde, o direito à saúde é um dos mais importantes direitos do Estado Social.

Cresce a importância do estudo das políticas públicas, que deve abarcar desde a análise dos motivos que tornam necessária determinada intervenção, nos casos de omissão na execução das políticas públicas, cabe a intervenção judicial. A cultura democrática implica o reconhecimento dos limites e das
possibilidades do controle judicial para efetividade do direito à saúde. As políticas públicas são mandatos formulados pelo legislador e realizados pelo administrador, é certo que muitas das vezes o cumprimento da sentença fica relegado para segundo plano pelo Estado, uma vez que não há meios eficazes no sistema jurídico de fazer o administrador cumprir a ordem judicial. A Constituição da República de 1988 deu um grande salto ao estabelecer que a República Federativa constitui em Estado Democrático de Direito e que os objetivos fundamentais são: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, como se verifica nos artigos 1º e 3º daquela Carta Magna.

 Outra característica está ligada principalmente as políticas sociais e dão preferência para o que é ofertado sem considerar as necessidades dos beneficiados, Um outro aspecto importante é a focalização e a seletividade, baseados nos direitos universais. Foi a partir da década de 90 foram realizadas tentativas para criar políticas públicas universais e estáveis. Seria importante que as políticas públicas fossem integradas para um único propósito. No entanto, o que se vê atualmente é um processo fragmentado. Possuem habilidades e recursos para instituir novas políticas públicas para a garantia dos direitos dos cidadãos, ou seja, muitas vezes, os estados e municípios deliberam decisões através de necessidades próprias e também as políticas públicas são confundidas como prestação de serviço do Poder Público aos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com