RESUMO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Por: ElmaBarbosa • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 1.064 Visualizações
RESUMO: Por que o planejamento educacional?
A relação entre a área educacional e a sociedade envolve vários estudos em áreas distintas tais como filosofia, cientifica, ideológica ou de senso comum sendo que algumas não deixa clara, enriquecedora eou até mesmo globalizada essa questão.
O autor Danilo Gandin especificou 3 correntes interpretativas para assuntos
- SENSO COMUM E IDEOLOGICA: Toda educação quando bem conduzida é responsável pelo bom andamento social ou seja, quem tem bons estudos serão bons cidadãos ou boas pessoas. Esse pensamento ele é mantenedor de ideias da desigualdade sociais pois, acreditam que sempre haverá pobres e ricos ignorantes e sábios , chefes e súditos ou seja a “harmonia”.
Essa teoria diria que as pessoas são mais importantes do que as estruturas para uma mudança, mas jamais reconheceriam que as estruturas sociais são força objetiva leva as pessoas a determinado modo de vida.
- O DESENVOLVIMENTO: Numa da visão da relação escola X sociedade, pautada no crescimento econômico com professores menos idealista, essa concepção diz que, a escola é investimento, porque a sociedade só cresce na proporção direta do investimento em educação, ou seja, a escola é indicada com investimento para a formação de mão de obra.
Em contra partida, essa teoria afirmaria que o Japão é rico porque investiu na escolarização, mas nunca reconheceriam que o crescimento que o país teve foi porque mais se desenvolveu.
As duas correntes acreditam que a relação entre escola e sociedade é a de que são possíveis transformações sociais a partir de mudanças na escola ou seja é possível introduzir alterações significativas na escola sem que tais alterações estejam antes na sociedade . Ambas acreditam que o investimento em educação é essencial , pois uma boa escola é causa de uma boa sociedade.
- A terceira interpretação é um pensamento que nasce da reflexão dos sociólogo e que tem como critério de analise a busca da igualdade social não sublinham a força da escola e diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade ou seja as escolas serão reflexo da sociedade.
Vivemos numa sociedade que pratica a hierarquia de valores, quando as pessoas tiverem noção que elas alimentam essa relação a mudança ocorrerá imediatamente, é a questão causa-efeito, pessoas conscientes do seu papel na sociedade tão desigual socialmente como a nossa.
...