Trabalho Semestre Serviço Social
Por: natalie1987.31 • 31/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.784 Palavras (12 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCial
CIBELE SENE DA SILVA
ISABELA CAROLINE ALVES
LUCIANA DE JESUS
NATALIE DA SILVA[pic 4]
VIOLÊNCIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
[pic 5]
Itu
2018
CIBELE SENE DA SILVA
ISABELA CAROLINE ALVES
LUCIANA DE JESUS
NATALIE DA SILVA[pic 6]
VIOLÊNCIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina: Antropologia, Sociologia Crítica, Ciência Política, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do SSoc II, Seminários da Prática IV.
Professores: Elias Barreiros, Altair Ferraz Neto, Mariana de Oliveira Lopes Vieira, Rosane Ap. Belieiro Malvezzi, Patrícia Campos.
Tutor de Sala: Maria Helena Donatti
Tutor eletrônico: Monira Janani Ghadban Sassine
Itu
2018
SUMÁRIO[pic 7]
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................. 2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................... | 04 05 |
CONCLUSÃO ........................................................................................................ REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ..................................................................... | 11 12 |
1. INTRODUÇÃO
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como tema: “Violência, cidadania e direitos humanos”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Durante a elaboração dessa proposta serão abordados as temáticas Antropologia, Sociologia Crítica, Ciência Política, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do SSoc II, Seminários da Prática IV
O serviço social está inteiramente inserido no contexto social, nas mais variadas situações, que esteja pertinente a sua atuação social, trazendo uma ampliação do conhecimento para todo indivíduo para que ele venha ter um despertar para a valorização de seus direitos, numa busca incansável por igualdade e justiça social.
A contribuição que o assistente social no setor de atuação, expõe claramente sua especificidade que é de atender interesses e objetivos específicos de cada área com adaptação de conceitos direcionados ao bem comum.
O Assistente Social atua nas diversas áreas, tanto no âmbito privado como no público, pode fortalecer a luta emancipatória constante dos usuários, através de sua escolha teórico-metodológica e ético-política e por intervenções que respondam ás demandas que lhe são apresentadas.
Portanto, para a realização deste, foi preciso uma pesquisa bibliográfica com material didático disponível em artigos e pelas disciplinas do semestre, através da Tele Aulas de Livro Didático e Web Aulas, que nos foi de muita serventia para o desenvolver do mesmo, contribuindo também para o conhecimento pessoal e profissional do grupo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Direitos humanos e cidadania
É possível perceber que as escolas que abrace os Direitos Humanos, comprometendo-se com ações de aceitação, igualdade e liberdade de expressão, fomentem a sociedade em geral, mesmo que sejam anos à frente, pois os valores produzidos em âmbitos escolares serão reproduzidos no âmbito social em longo prazo, estabelecendo a melhoria da vida humana e diminuindo as discriminações e crimes e todo tipo de violência.
De acordo com Fernando Barcellos de Almeida
Direitos Humanos são as ressalvas e restrições ao poder político ou as imposições a este, expressas em Declarações, dispositivos legais e mecanismos privados e públicos, destinados a fazer respeitar e concretizar as condições de vida que possibilitem a todo ser humano manter e desenvolver suas qualidades peculiares de inteligência, dignidade e consciência e permitir a satisfação de suas necessidades materiais e espirituais.
Trata-se de colocar os Direitos Humanos a serviço da educação, como roteiro para ação educativa, que conduza à emancipação das pessoas e o repudio a todas as formas de desigualdade social.
Desta forma fica bastante clara a demasiada importância do papel das colocar os Direitos Humanos a serviço mais justo, frente ao entendimento e aceitação das questões referentes à diversidade humana e não somente em defesa de classes desfavorecidas subjugadas como indefesas, mas a toda população negra, branca, homo ou heterossexual, pobre ou rica.
De acordo com João Baptista Herkenhoff, desde a antiguidade luta-se pelo reconhecimento de tais direitos, como podem ser assinalados: o Código de Hammurabi (Babilônia, século XVIII a.C - antes de Cristo), o pensamento de Amenófis IV (Egito, século XVI a. C.), a filosofia de Mêncio (China, século IV a. C.), a República de Platão (Grécia, século IV a. C.), o Direito Romano e inúmeras civilizações ancestrais.
Pertinente ao campo dos Direitos Humanos, perante a lei, todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza, o que garante seu direito, à igualdade viver em sociedade, sem discriminação com o respeito à diferença.
Por que mulheres negras e pobres enfrentam dificuldades para terem seus direitos básicos respeitados no Brasil?
A discriminação atualmente racial, vem sendo foco de debates, causando grandes discursões quanto ao fator combate, pois causa grandes transtornos não só para que é discriminado para também para que faz a discriminação pois as leis de proteção contra discriminação está cada vez mais sendo utilizada no Brasil.
...