A Questão Social e Serviço Social e Supervisão Técnica e Acadêmica em Serviço Social
Por: lucata • 3/7/2018 • Resenha • 865 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
Introdução:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada em relação à visita feita na A Associação JusCidadania que nos apresentou o O Projeto Dindo que existe desde o início de 2014 e tem por objetivo preparar e acompanhar pessoas que desejam apadrinhar crianças maiores de sete anos de idade e adolescentes acolhidos em entidades de acolhimento institucional de Curitiba e Região Metropolitana.
O apadrinhamento afetivo é uma solução alternativa à adoção, haja vista que a adoção de crianças acima de seis anos e de adolescentes, por razões culturais, é muito escassa no Brasil.
Ações assistenciais de forma singela:
A Associação JusCidadania, que até o início de 2014 se denominava Associação Cidadania em Ação, foi criada formalmente no ano de 2006. As ações voluntárias, no entanto, existem desde 1998, quando um grupo de servidores começou a promover ações assistenciais de forma singela. As arrecadações, inicialmente modestas, foram crescendo significativamente nos anos seguintes e diversas campanhas de arrecadação de mantimentos em datas festivas tais como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, além da Campanha do Agasalho foram realizadas pelos servidores e magistrados que aderiam à causa.
Assim, após constatar-se a necessidade de criação de uma instituição com estrutura administrativa própria, para melhor gerenciar as arrecadações e os investimentos que aumentavam à época, a Associação foi criada em 03 de maio de 2006.
Além das campanhas, a Associação desenvolve o projeto de Apadrinhamento Afetivo de crianças e adolescentes acolhidos em instituições de Curitiba e Região Metropolitana.
O Projeto Dindo teve início em novembro de 2013, quando se deu a primeira reunião de equipe para forjar a metodologia do projeto. A primeira Oficina de Esclarecimento aos candidatos a Padrinhos ocorreu no mês de março de 2014. Posteriormente, foram formados dois projetos-piloto, um no mês de março de 2014 e outro em junho de 2014. O lançamento oficial do projeto ocorreu em outubro de 2014.
No início do Projeto Dindo, cinco pessoas interessadas em apadrinhar e cinco possíveis afilhados foram devidamente preparados para participar do projeto. Todos os cinco casos evoluíram para um apadrinhamento. A segunda Oficina de Esclarecimento contou com dezenove pessoas interessadas em apadrinhar. Na seqüência, o número de pessoas interessadas no projeto aumentou para vinte e nove e têm aumentado a cada oficina.
Atualmente acompanhamos quarenta e cinco (45) apadrinhamentos individuais, um (1) apadrinhamento financeiro e dez (10) apadrinhamentos de grupo. Além disto, sete (9) apadrinhamentos individuais resultaram em adoção ou guarda.
A Associação JusCidadania vem conquistando reconhecimento por sua atuação como gestora do Projeto Dindo: em 2014 firmou Termo de Cooperação com a Justiça Federal do Paraná; em maio de 2015 firmou convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; celebrou convênios, também, com instituições municipais e diversas ONG de Curitiba e de alguns municípios da Região Metropolitana, como Mandirituba, Colombo e Piraquara; em julho de 2016 recebeu o prestigiado “SELO AJUDA PARANÁ”, outorgado pelo Instituto Ajuda Paraná. O apadrinhamento afetivo foi desenvolvido para propiciar referências positivas de família às crianças e aos adolescente acolhida, por meio da adequada convivência afetiva entre elas e os padrinhos em momentos de lazer e cultura (tais como passeios, teatro, cinema, restaurantes, parques etc.), em periodicidade a
...