A Violência é Culpa das Mulheres?
Por: Débora Almeida • 28/5/2019 • Relatório de pesquisa • 261 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
A violência é culpa das mulheres?
A população reconhece que mulheres em situação de violência doméstica têm dificuldade em se separar de seus agressores por vergonha e medo de serem assassinadas. É o que revela pesquisa do Data Popular em parceria com o Instituto Patrícia Galvão (2014), onde 1.501 pessoas foram entrevistadas em 100 municípios de todas as regiões do país.
[pic 1]
Fonte: Data Folha/IPG “Percepção da sociedade sobre violência e assassinatos de mulheres”
A pesquisa “Percepção da sociedade sobre violência e assassinatos de mulheres”, mostra que 66% da população acredita que a mulher tem vergonha que outras pessoas saibam que ela sofre violência; 58% que ela sente medo de ser assassinada se acabar com a relação. Além disso, 49% compreende que a vítima pensa nos filhos e por isso desiste da separação; 47% fala em dependência econômica e 25% diz que a mulher pensa que seu amor é forte o bastante para mudar o agressor. 8% ainda acredita que a mulher gosta de apanhar.
[...] A violência contra as mulheres constitui uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, que conduziram ao domínio e à discriminação das mulheres por parte dos homens e impediram o progresso pleno das mulheres, e que a violência contra as mulheres constitui um dos mecanismos sociais fundamentais através dos quais as mulheres são forçadas a assumir uma posição de subordinação em relação aos homens. (Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 1993)
...