Atuação do assistente social no sistema prisional
Por: baeotten • 13/11/2018 • Projeto de pesquisa • 553 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
OBJETO
O presente estudo pretende analisar a atuação do assistente social no sistema prisional no estado do Rio de Janeiro.
HIPOTESE
A atuação dos assistentes sociais na área sociojurídico é permeada por muitos conflitos e limitações. Presencia restrição da intervenção e violação de direitos dos apenados.
METODOLOGIA
A pesquisa social proposta é de natureza qualitativa e usa os seguintes instrumentos: Pesquisa em campo: observação/articulação; Realização das entrevistas semi-estruturadas da SEAP; Seleção em analise de documentação da SEAP RJ, referente ao trabalho do assistente social nas unidades prisionais e na Coordenação de Serviço Social.
OBJETIVOS
A pesquisa tem por objetivo analisar os limites e as possibilidades do trabalho do assistente social na Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria no estado do Rio de Janeiro (SEAP-RJ) na perspectiva de consolidação do projeto ético político e a Lei de Execuções Penais (LEP) no cotidiano do exercício profissional para atender os detentos de uma determinada área.
JUSTIFICATIVA
Faz-se necessário que o assistente social conheça o Código de Ética profissional, a Lei de Regulamentação da profissão, a LEP, os principais tratados de proteção aos Direitos Humanos acordado pela ONU, haja vista que o conhecimento permite ao profissional decifrar a realidade social na qual está inserido, buscando apresentar propostas de trabalho que ultrapassem a demanda institucional e que caminhem no sentido de ampliar seu campo de autonomia.
REFERENCIAL TEÓRICO
Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada na área de ciências sociais por autores como Katie Arguello, Alessandro Baratta, Marilda Iamamoto, Alnivo A de Sá e outros.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/13614/10746
Artigo: Sobre a prática profissional do assistente social no sistema
penitenciário
Revista: Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 12, n. 2, p. 361 - 372, jul./dez. 2013 |
...