BENEFICIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA-BPC
Por: Rizza Maria Vitoriano Vitoriano • 27/6/2016 • Monografia • 14.021 Palavras (57 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
VIÇOSA-MG
2015
“Dedico este trabalho ao meu filho Matheus Victor Sousa Costa de onze anos, que apesar de todas as dificuldades que a vida lhe impôs foi capaz de vencê-las, obrigada por existir em minha vida.” |
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por me conceder a graça de poder cursar uma faculdade, principalmente por ser a que sempre quis fazer. Agradeço as pessoas que contribuíram com gestos que fizeram a diferença nessa longa caminhada.
Como não falar de você minha mãe guerreira que me ensinou a lutar pelos meus objetivos sem desistir diante das dificuldades, sempre me apoiou e me incentivou em tudo, sem a senhora nada seria possível, deixo aqui minha eterna gratidão.
Não posso deixar de agradecer é meu esposo Luis Paulo Vitoriano, além de todo incentivo, muitas vezes manteve as despesas da casa sozinho, a você também meu eterno agradecimento e a certeza que juntos venceremos sempre.
Agradeço aos meus filhos Matheus Victor e Kyara Victoria pela compreensão dos momentos que estive ausente, por acreditarem em mim, pois todo meu esforço também foi para proporcionar a vocês uma vida melhor, tenham certeza disso.
Aos vários profissionais, tutores e professores que contribuíram para meu aprendizado, deixo aqui registrado meus sinceros agradecimentos, dentre eles meu tutor e Assistente Social Mauro Rodrigues Ramos por nos apoiar e sempre se mostrar preocupado com nosso aprendizado, a você meus agradecimentos e sincera gratidão; Assistente Social Anna Regina Lizardo Bartolomeu a você meu agradecimento pelos dois anos de estágio na Unidade do Hemominas em Ponte Nova- MG, uma ótima profissional sempre disposta a ensinar tudo que sabe uma excelente Assistente Social com quem aprendi muito. Agora você, Assistente Social Maria das Graças Lima, agradeço também por todo apoio e pelo estágio dos três semestres, aprendi muito com você e sua história de vida, você me mostrou que nada está distante quando nos propomos a alcançar, que tudo podemos se acreditamos, levo comigo todo aprendizado obrigada por tudo, nas palestras que acompanhei você do Programa Minha Casa Minha Vida, foi uma satisfação muito grande poder ver o protagonismo dos beneficiários que traçaram ali uma nova etapa de suas vidas.
Aos colegas de classe agradeço pelos momentos que passamos juntos e pelas experiências trocadas, momentos de descontração, mas às vezes tensão também, Shirley, Marcos e Sétimo pela companhia no trajeto Ponte Nova/Viçosa.
DEFICIÊNCIAS
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
Mario Quintana
30/07/1906 -05/05/1994
VITORIANO, Rizza Maria de Sousa. Benefício de Prestação Continuada e Suas Especificidades- BPC. 2015. 60 p. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Viçosa- MG.
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso foi idealizado com o propósito para que as pessoas tenham acesso às informações sobre o Benefício de Prestação Continuada- BPC da Assistência Social, direito previsto na Constituição Federal de 1988 (artigo 203, V), e na Lei 8.742/93, Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, assim como o acesso aos demais benefícios ofertados pela Assistência Social e a Seguridade Social. A motivação para este trabalho foi a experiência pessoal vivida com meu filho Matheus Victor que hoje tem onze anos de idade portador de “Pé torto Congênito” CID-K 66, doença que causa má formação nos pés, ocasionando dificuldade de locomoção. Apesar do Benefício de Prestação Continuada- BPC, ser constitucionalmente garantido e reconhecido como direito social, ainda é restrito e insuficiente para reduzir as desigualdades, levando em conta que os critérios para sua obtenção são muitos rigorosos, embora definidos em lei, acabam inviabilizam o propósito do benefício assistencial: a promoção da dignidade das pessoas as quais se destina. Com as dificuldades encontradas foi constato que o sistema ainda apresenta muitas falhas, a falta de informação impossibilita que quem realmente precisa e deveria ser beneficiado não tenha acesso às informações para adquiri-lo. Para isso é necessário percorrer a trajetória da Assistência Social no Brasil até os dias atuais. Pois, é fundamental garantir que os usuários tenham acesso às informações para que possam adquiri-lo nos principais locais de acesso como hospitais, rede de Atenção Básica, escolas, dentre outros locais que será especificado no decorrer do trabalho.
...