Beneficio de prestaçao continuada bpc
Por: maria033 • 4/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 377 Visualizações
[pic 1]Universidade Norte do Paraná
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVÇO SOCIAL
MARIA VALMIRANDA GOMES DA SILVA
POLITICAS PÚBLICAS NA SAÚDE DO IDOSO
SALVADOR- BA
2015
MARIA VALMIRANDA GOMES DA SILVA
POLITICAS PÚBLICA NA SAÚDE DO IDOSO
Trabalho apresentado ao curso Serviço Social da
Unopar- universidade norte do Paraná para a
Disciplina oficina de formação: Projeto de intervenção.
Politica Social III, A realidade social regional.
Metodologia cientifica. , Estagio curricular e politicas.
Publicas.
Orientadores: Prof.; Amanda Boza,Clarice Da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira
Maria Ângela Santini, Rodrigo Trigueiro e Valquíria A, Dias Caprioli.
SALVADOR-BA
2015
SUMÁRIO
1-INTRODUÇAO____________________________
2-PROBLEMA______________________________
3-OBJETIVO GERAL___________________________
4-OBJETIVO ESPECIFICO_______________________
5-JUSTIFICATIVA___________________________
6-METODOLOGIA___________________________
7-REVISÃO BIBLIOGRAFICA______________________
8-CRONOGRAMA DE PESQUISA__________________
9-ORÇAMENTO_____________________________
10-RESULTADO ESPERADO_____________________
11-REFERENCIAS_____________________________
1- INTRODUCAO
Este trabalho tem a proposta de fazer uma pesquisa bibliográfica em diversos livros com conteúdos que são de extrema importância na área acadêmica.
Para conhecer a realidade do atendimento na área da saúde aos idosos, tendo como base todas as fontes de pesquisas via internet e conhecendo de perto a realidade vivida pelo idoso.
2-PROBLEMA
Como envelhecimento rápido da população brasileira traz profundas consequência ?De que forma estão sendo tratados estes idosos? Porque estão sendo tão excluso no que compete ao atendimento publico na área da saúde?
3-OBJETIVO GERAL:
Identificar os diversos problemas enfrentados pela população idosa quando precisa de atendimento medico.
4-ESPECIFICO:
1-Aprofundar os conhecimentos a cerca do atendimento ao idoso.
2-compreender melhor as necessidade do idoso no atendimento medico.
3-consolidar a verdadeira necessidade desta população ao acesso a saúde.
5-JUSTIFICATIVA: A partir desta pesquisa poderemos expor os direitos que assistem os idosos através das politicas de saúde do idoso para dar maior qualidade de vida.
Para que haja assim um maior conhecimento da população alvo desta pesquisa que é o idoso. Contribuindo assim para esclarecimentos a respeito das politicas pública direcionada a esta população.
Os avanços obtidos visando á qualidade de vida do idoso não são aleatórios e não se restringe a uma questão de sobrevivência, como alguns podem pensar.
6-METODOLOGIA
Para produzir esta pesquisa será utilizado os seguintes materiais:
A pesquisa bibliográficas, internet, livros ,e conversas com tutores do polo.
.
7-REVISAO BIBLIOGRAFICA;
A Política Nacional Idoso, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, e o Estatuto do Idoso são dispositivos legais que norteiam ações, sociais e de saúde, garantem os direitos das pessoas idosas e obrigam o Estado na proteção dos mesmos. Porém é sabido que a efetivação de uma política pública requer a atitude consciente, ética e cidadã dos envolvidos e interessados em viver envelhecendo de modo mais saudável possível. Estado, profissionais da saúde, idoso e sociedade em geral são todos corresponsáveis por esse processo.
Agustine, em seu livro Introdução ao direito do idoso, apresenta a preocupação crescente da legislação brasileira no que diz respeito ao cidadão idoso, situando-os em relação aos seus direitos na velhice. A Constituição brasileira de 1988 foi a primeira a tratar o idoso e a velhice como um problema social, avançando para além da assistência previdenciária e assegurando a proteção na forma de assistência social. Entretanto, o autor é claro ao explicitar sua preocupação em separar o direito à velhice e a proteção à velhice. Entende o primeiro como uma variante do direito à vida e, portanto, mais abrangente e integral do que o direito social de proteção à velhice.
No entanto, na prática verifica-se a escassez de recursos humanos especializados para cumprir as diretrizes essenciais, quais sejam a promoção do envelhecimento saudável e a manutenção da capacidade funcional. Ainda encontramos idosos em longas filas de espera para agendamento de consulta médica especializada, bem como para exames e internação hospitalar.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) foi recentemente atualizada, considerando o Pacto pela Saúde e suas Diretrizes Operacionais para consolidação do SUS e reafirmando a necessidade de enfrentamento dos desafios impostos por um processo de envelhecimento ora caracterizado por doenças e/ou condições crônicas não transmissíveis, porém passíveis de prevenção e controle, e por incapacidades que podem ser evitadas ou minimizadas. Dentre tais desafios ressalta-se a escassez de equipes multiprofissionais e interdisciplinares com conhecimento em envelhecimento e saúde da pessoa idosa .
...