BPC Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social
Por: Ultrassom HMJ • 20/2/2019 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Justificativa:
O serviço BPC Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social é realizado pelo município de Cachoeiro de Itapemirim – ES, através da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES. Por intermédio do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS). Em parceria com o INSS.
O serviço atende entre outros: a crianças com deficiência, com impedimentos de longos prazos, de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial, provocando impedimento do suprir suas necessidades através de suas famílias.
Partindo de uma observação das famílias das crianças com qualquer tipo de deficiência beneficiaria do programa BPC, olhando a necessidade de suas famílias, tendo em vista que uma criança portadora de algum tipo de deficiência precisa de toda atenção, toda sua família e todo o seu lar precisam se adaptar as suas necessidades, o responsável por essa criança seja mãe ou pai precisa estar praticamente em tempo integral com essa criança.
Dessa forma não tendo tempo algum para si. Foi pensando nessas famílias que surgiu o Projeto “Eu cuido de você e você cuida de mim! ”. Sendo assim será feito um acompanhamento com as famílias que desejarem. Faremos um acompanhamento mensal e grupos de partilha trimestral. Faremos oficinas Artesanais para o aprendizado das famílias, e para contribuir na renda familiar, trazendo assim também a autonomia destas famílias.
3- Objetivo Geral:
Vamos trabalhar o companheirismo, fundamental nesse projeto, assim pretendemos desenvolver um melhor dialogo, despertando nas famílias uma melhor autoestima e automaticamente um melhor convívio ao lar deste
beneficiário.
4- Objetivos Específicos:
- Trabalhar autoestima da família;
- Trabalhar o melhor convívio ao lar destes beneficiários.
- Desenvolver os conhecimentos artesanais, para dar autonomia.
5- Metas:
A princípio, trabalharemos com as famílias das crianças de 0 a 14 anos, que se sentirem interessadas pelo projeto.
6- Procedimentos Metodológicos:
Tentaremos implantar um acompanhamento mensal destas famílias e grupos de partilha trimestrais.
- Rodas de conversa para troca de experiências.
- Palestras com médicos especializados.
- Oficinas artesanais.
7- Recursos:
Para a realização deste Projeto estaremos utilizando os seguintes
recursos:
- Um Assistente Social e uma estagiária que estará presente em todos
Os encontros realizados.
-Uma psicóloga estará presentes em todos os encontros
- Sempre que possíveis médicos (pediatras).
- O projeto será realizado no CREAS na sala do BPC, haja vista que no local acima citado contaremos com o trabalho permanente
...