TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CIVIL - ETAPA 3

Ensaios: DIREITO CIVIL - ETAPA 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

FAR - FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

CARMELÍGIA MATOS DA COSTA: RA 6451295115

ELIAS RODRIGUES BASTOS: RA 6656384871

EMMYLLY LORRAINY R. RIBEIRO: RA 6469298072

ROBERTA FUJII SILVA: RA 6451323113

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – FILOSOFIA E ÉTICA JURÍDICA – ETAPA III e IV

RONDONÓPOLOS-MT/2013

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

FAR - FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – FILOSOFIA E ÉTICA JURÍDICA – ETAPA III e IV

Atividade Prática Supervisionada, apresentada como requisito parcial para a obtenção de nota na Disciplina de Filosofia e Ética Jurídica - Etapa III e IV, sob a orientação do Prof. José Éder R. Lima.

RONDONÓPOLIS-MT/2013

1- INTRODUÇÃO

Essa atividade consiste na elaboração de um relatório, cuja temática volta-se “às relações do Advogado com o cliente e a ética da profissão Forense”.

Teve como objetivo evidenciar inicialmente o vínculo profissional que o Advogado deve manter com o seu cliente durante o período em que durar o relacionamento. Na seqüência foram relatados os aspectos que permeia a ética na profissão Forense.

Para desenvolver tal temática foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de leituras em artigos, livros, periódicos de jornais online para que tornasse clara a verdadeira intenção quanto ao desenvolvimento da idéia. A partir de algumas discussões realizadas em grupo, foi possível desenvolver o solicitado, expondo o ponto de vista dos integrantes em forma de relatório.

2 - ÀS RELAÇÕES DO ADVOGADO COM O CLIENTE – ETAPA III

Após ter realizado uma ampla discussão com os membros do grupo ficou perceptível o posicionamento de cada um em relação ao assunto que foi proposto, ou seja, as relações do Advogado com o cliente, ficando assim expresso:

O relacionamento do Advogado com o cliente deve ser permeado de ética e respeito entre ambos, ou seja, o Advogado deve manter essa postura diante a qualquer situação, seja ela uma situação de grande ou pequena amplitude social ou financeira ele deve se portar com a mesma seriedade diante aos fatos.

O profissional da área jurídica deve desenvolver na sociedade a impressão de seriedade para transmitir confiança, sendo essa uma das primeiras certezas que o cliente precisa ter para lhe passar suas causas, e em muitas vezes essas causas envolvem-lhes a vida do ponto de vista financeiro e social.

Independentemente de qual seja a espécie do caso o advogado será necessário em qualquer fato ou ato que tenha certa relação com a repercussão social. No entanto sempre devendo preservar em seu comportamento, a honra, dignidade e nobreza, procurando zelar ao máximo pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade, devendo atentar-se à sua reputação pessoal e profissional. O advogado deverá ser essencial na ministração da justiça. O advogado deverá sempre agir em favor daqueles que busca a sua ajuda, atuando sempre de forma honesta, agindo pro via da lealdade, dignidade e boa-fé (SOUZA 2011, p 1)

Sob esse prisma afirma ser um profissional cuja integridade não pode ser violada, pois, uma vez corrompida tal atuação, cria-se uma mancha na sua imagem profissional, pois, a própria sociedade trata de rotulá-lo, como “advogado incompetente, pois, enrola, não te passa um feedback da real situação, trabalha com o seu dinheiro e ainda pior, não ganha causa nenhuma.”

A relação Advogado/cliente deve ser pautada de confiança mútua, parceria nas ações e nos resultado, olhando-os sob o mesmo prisma, entender a dinâmica do processo com base na legislação vigente, e na prática do bom senso, respeitando sempre os limites da sociedade e dos costumes impostos por ela.

O advogado que no percurso de sua carreira adquirir tal estigma, deve imediatamente renovar seus conceitos e sua visão de mundo, em relação a sua postura pessoal e profissional, pois, ao mesmo tempo em que a carreira jurídica pode trazer glórias e reconhecimento, pode causar danos irreversíveis, com imensas repercussões na sociedade. Somente através de uma mudança de postura o mesmo poderá reavaliar seus conceitos e dar a si mesmo uma nova oportunidade.

3 - ÉTICA E A PROFISSÃO FORENSE – ETAPA IV

No contexto do assunto abordado no periódico indicado, o princípio violado foi “O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com