Na mira da mídia: reflexões sobre as relações entre mídia, crime e identidade
Por: lucieneramos • 22/11/2015 • Resenha • 627 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA-FSP[pic 1]
Instituição Chaddad de Ensino
Franciele Lopes
Luciene Ramos
Manoel Lombardo
Mariana Gabriela
Matheus Zanella
Resenha Crítica: Na mira da mídia: reflexões sobre as relações entre mídia, crime e identidade
Avaré
2015
[pic 2]
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA-FSP
Instituição Chadad de Ensino[pic 3]
Franciele Lopes
Luciene Ramos
Manoel Lombardo
Mariana Gabriela
Matheus Zanella
Resenha Crítica: Na mira da mídia: reflexões sobre as relações entre mídia, crime e identidade
Trabalho apresentado à disciplina de Questão Social e Serviço Social do curso de Serviço Social, 2º termo, período noturno.
Profª Nathállia da Silva Carriel
Avaré
2015
1.Introdução
O presente trabalho utiliza o tema mídia, onde o problema em destaque é como somos influenciados por esta.
A evolução da rádio-novela para as produções audiovisuais mostrou um novo formato de contar a história de crimes. Se antes os ouvintes só recebiam a informação através de áudio com a chegada da imagem a pretensão era mostrar o mais real possível podendo passar mais recursos aos telespectadores. A forma como estes fatos expostos pela mídia e os sentidos produzidos a partir desta relação são determinantes de extrema importância na analise e no posicionamento que assumimos frente os mesmos, influenciando também na resolução das situações que envolvem, entre outros fatores, crimes.
2.Desenvolvimento
A cultura é produto dos acontecimentos históricos, com um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam uma sociedade; A cultura é algo temporal, mutável e hereditário, isto é: é passado de geração para geração adquirindo novas formas e modelos de acordo com o passar do tempo na qual vai se modificando para se adequar aos novos modelos e costumes sociais.. Para a compreensão do que é cultura é necessário partir de seu caráter histórico, social e político.
A dominação existe na sociedade capitalista isto é, enquanto a burguesia que domina as relações sociais, culturais, políticas e ideológicas, e também por outro lado, a classe trabalhadora organizada contesta a dominação burguesa.
Em nossa sociedade atual o consumismo é incentivado pelas empresas, na mídia mesmo os indivíduos passam a achar que é correto, necessário e ate mesmo o entendem como sinal de status ou riqueza, de estar “antenado” com as novidades do mercado. Outros consomem descontroladamente para gerar uma falsa sensação de bem estar interior, como se fosse urgente e fundamental comprar algo para se sentirem em paz ou mais felizes.
...