Novos Arranjos Familiares: Inquietações Sociologicas e Dificuldades Juridicas
Por: marcellacintia • 26/4/2016 • Resenha • 357 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
Nome: Cintia Pereira Alves RA 5697980915
Artigo: Novos arranjos Familiares: inquietações sociológicas e dificuldades jurídicas
Resumo
Este artigo tem por base o tema sobre “NOVOS ARRANJOS FAMILIARES”, questionando de forma clara e objetiva as ideias de autores que expressam de forma objetiva seus anseios sobre a quebra de paradigmas que esses novos modelos de família, vem contribuindo para a sociedade.
Nos mostra através de dados, datas e cálculos estatísticos como a emancipação da mulher na sociedade, os divórcios, causam as partir dos anos 90 para cá vem criando novas situações ao qual o mundo de uma forma generalizada está tendo que reestruturar informações, alterar constituições e fazer com que a sociedade se adapte a esses novos arranjos familiares.
Resenha Critica
Lendo esse artigo conseguimos ver que a sociedade de uma forma geral, por menos preconceituosa que aparenta ser ainda tem vários tabus a serem questionados e quebrados, e muitas vezes para que esses tabus consigam ser quebrada a justiça de uma forma geral quase sempre se faz presente.
Comenta-se que a partir dos anos 90 com o grande aumento de divórcios e os recasamentos, houve a necessidade da Legislação a incorporar as mudanças em relação às Uniões Consensuais.
Phillipes Àries nesse artigo tem uma critica que nos descreve sobre a a sociedade tardiconal europeia que tinham como base a socialização comum entre todos, ou seja, todos viviam em comunhão é isso possibilitava que todos em geral se manifestavam livremente em seu meio, eram como se fosse todos uma mesma família, que acaba mudando a partir do sec. XVI aonde os seres começam a questionar a sua individualidade e queriam ter entre seus membros uma maior privacidade.
Com isso com o passar dos séculos e o processo de industrialização, os processos de mudanças ficam, mas claros já que com isso surge a família patriarcal, que depois fica conhecida até hoje nos dias atuais como a família nuclear, aonde é composta por pai, mãe, filhos.
...