O PAIF E A REINTEGRAÇÃO DE FAMÍLIAS À SOCIEDADE
Por: julhieta • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 302 Visualizações
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA
ICH – INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
ANA LÚCIA DOS SANTOS
O PAIF E A REINTEGRAÇÃO DE FAMÍLIAS À SOCIEDADE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2015
Ana Lúcia dos Santos- B8498D-2
Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina de Supervisão de Estágio Acadêmico.
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
1. APRESENTAÇÃO
O Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, terá como seu núcleo físico de referência o Centro de Referência de Assistencial Social – CRAS, que será um espaço privilegiado para acompanhamento das famílias e de segmentos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes o apoio necessário à superação de suas dificuldades e constituindo-se como portas de entrada para a rede sócio assistencial básico local, promovendo sua organização e potencializando suas ações.
O PAIF apresenta-se, portanto, como um importante serviço de referência da assistência social e contribui para a ampliação do processo à rede de proteção social local e consequentemente, aos direitos sociais.
2. JUSTIFICATIVA
Razões do por quê da escolha desse tema e projeto, são as necessidades percebidas durante o estágio em relação as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e o distanciamento com a realidade do dia-a-dia proposto pela sociedade.
A família para a Política Nacional de Assistência Social - PNAS é o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade. A família, independente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade. Caracteriza-se como um espaço contraditório, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, sendo a família a base fundamental no âmbito da proteção social. O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.
Acredito que o PAIF é um dos programas mais importantes dentro de uma instituição que presta serviços aos cidadãos, pois além de reinserir pessoas à sociedade, o PAIF na maioria dos casos devolve as famílias o direito de ser cidadão, funciona como devolução de “sua identidade”, pois quantas famílias vivem na transparência dentro uma sociedade capitalista e individualista simplesmente por não ter acesso à estudos, tecnologia, educação, lazer como muitos outros possui em regalias. Através do PAIF a conscientização e trabalho realizado com essas famílias lhes trarão o direito a viver e a oportunidade de mudar a sua rotina, fazendo com que a sociedade abra espaço para uma nova caminhada.
Para minha formação esta intervenção se torna um desafio, como estagiária e futura profissional e para a instituição trabalhar com família que para mim é a base das relações boas dentro de um lar, é uma responsabilidade e compromisso a cumprir. Mas para a família que irá receber ajuda através do PAIF será recheada de momentos muito valiosos e de grande aprendizados.
3. OBJETIVOS
Através de analise critica realizada pelos profissionais envolvidos (Assistente Social e Psicóloga), o projeto foi direcionado para as seguintes propostas:
3.1.Objetivos Geral
Complementar o trabalho social com famílias, prevenindo a ocorrência das situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.
3.2 Objetivos Específicos
1 – Contribuir para superar a abordagem fragmentada e individualizada dos programas tradicionais;
2 – Garantir a convivência familiar e comunitária dos membros das famílias;
3 – Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e seus membros;
4 – Viabilizar a formação para a cidadania;
5 – Articular e integrar ações públicas e privadas em rede;
6 – Colaborar com a descentralização político-administrativa.
4. PÚBLICO-ALVO
Será priorizado o atendimento das famílias cadastradas no CADÚNICO dos Programas Sociais do Governo Federal, famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e famílias que apresentam vulnerabilidade social. E também abrirá espaço para outras famílias que apresentarem interesse em participar do programa.
5. METAS A ATINGIR
Temos como meta atingir o maior número possível de famílias vulneráveis e cadastradas no CADÚNICO, principalmente famílias em descumprimento das condicionalidades, essas famílias não terão idade certa para se seguir pois existem famílias de todas as idades, nossa intenção é independente de tudo poder auxilia-las e reinseri-las na sociedade.
...