O TRANSPORTE ESCOLAR
Por: GiQueiroz • 28/5/2019 • Projeto de pesquisa • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 143 Visualizações
PROJETO ARTE UNIVERSAL
Descrição da Realidade:
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas e com diversos jardins por entre as suas vias, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil[10] sendo que 96,3% das casas contam com a sombra de um arvoredo. Esta cidade cresce a cada dia aspecto que preocupa as entidades responsáveis pela formação de crianças e adolescentes, pois se sabe que o progresso traz benefícios, porém sem os devidos cuidados amplia conflitos de ideais e valores, problemática que faz da infância e juventude reféns de situações de risco como abuso e exploração sexual, trabalho infantil, gravidez precoce, uso de drogas e outras.
Considerando o contexto exposto, o PROJETO através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, surge da necessidade de oferecer às crianças e aos adolescentes, a oportunidade de aprender a melhor relacionar-se com o seu corpo através da dança, música e Perna de Pau (Circo), fazendo da expressão corporal uma porta para inclusão social.
A sede do projeto estará aberta de segunda a sexta-feira, com oficinas de artes diversas, entre elas a oficina de costura e bordado do PROJETO realizado com as mães das crianças e/ou adolescentes.
Espaço aberto à comunidade em um ambiente lúdico e acolhedor, local apropriado para o despertar da criatividade com novas formas de aprendizado e expressão, oportunizando aos usuários uma maior proximidade da cultura e um distanciamento das situações de risco social.
Estarão participando nas oficinas de; dança, música, circo (Perna de Pau) e informática 60 crianças e/ou adolescentes de 06 a 15 anos, divididos por interesse e aptidão, entre as oficinas, as quais serão realizadas em horários diversos, oportunizando a ampla participação do público alvo. As oficinas de costura e bordado acontecerão semanalmente atendendo 15 mulheres, as quais irão produzir os figurinos usados pelas crianças nas apresentações culturais e fortalecendo o convívio familiar.
Forma de Execução das Ações:
Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos participantes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais, informática e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para resignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
O Projeto Arte Unversal irá atender crianças e/ou adolescentes, em risco de vulnerabilidade social da Proteção Social Básica, serão desenvolvidas atividades lúdicas com oficinas de dança, música, circo (Perna de Pau) e informática.
As oficinas terão capacidade para atender 60 crianças e/ou adolescente, sendo 20 alunos por oficina em horários diferentes, exceto a informática que será 05 alunos, contemplando á todos em modalidades diferentes.
As oficinas serão realizadas na sede da Instituição que conta com uma estrutura reservada para este fim, de segunda a sexta feira, nos períodos matutino e vespertino.
Concluindo os 12 meses das oficinas realizadas, os alunos com 75% de aproveitamento receberão certificado de conclusão em cerimônia festiva de encerramento. E os destaques em cada oficina, receberão o apoio necessário para continuarem a sua formação artística e cultural, com o objetivo de tornarem-se multiplicadores.
Organização da equipe de apoio e seleção dos instrutores das diversas oficinas;
Reorganização do espaço;
Realização de entrevista psicológica e social com os interessados, o que será critério de seleção caso falte vaga,
...